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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação didático-pedagógica dos bacharéis docentes: uma análise a partir das representações dos professores do curso de engenharia agrícola da UEG
Autor: Rolindo, Joicy Mara Rezende 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Macêdo Filha, Maurides Batista de
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Resumo: O aumento significativo das instituições de Ensino Superior no país tem levado a uma crescente preocupação com a qualificação dos professores que atuam nesse nível de ensino. Diante da necessidade de uma atenção maior à formação docente, este estudo buscou captar como professores sem formação específica para a docência representam seu próprio preparo para atuação no ensino superior. Tratouse de saber as representações que fazem de si próprios como professores e como elas atuam na configuração de sua prática docente. Para isso, foi necessário buscar alguns elementos da constituição de sua profissionalidade como professor, suas percepções sobre requisitos da atividade docente e sua atuação em sala de aula Foi escolhido como campo de pesquisa o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Goiás, onde trinta professores responderam a um questionário, dos quais cinco passaram por entrevistas e tiveram suas aulas observadas por um período de um semestre. A escolha desse curso deu-se em razão de existir maior probabilidade de seus professores não possuírem formação pedagógico-didática específica. A fundamentação teórica para estudo e análise dos dados foi obtida na bibliografia disponível sobre pedagogia universitária e formação de professores, tendo sido consultados autores estrangeiros, como Tardif, Nóvoa, Shulman, Ariza e Toscano e nacionais, como Masetto, Cunha, Morosini, Veiga, Vasconcelos, Pimenta, Pimenta e Anastasiou e Libâneo. A pesquisa realizada foi qualitativa, utilizando-se o estudo de caso. Na primeira etapa, os docentes responderam a questionário visando obter dados referentes à identificação, formação acadêmica e desenvolvimento profissional. Na segunda etapa, foram selecionados cinco os professores para serem entrevistados e serem observados em suas aulas. Foram utilizados, também, como instrumentos de pesquisa, o projeto Pedagógico da instituição e os Planos de Ensino dos professores. A análise de dados mostrou que: a) segundo suas representações, os docentes universitários não consideram a formação pedagógica como base de identidade profissional e nem de usa prática docente. Esta tem como peso significativo os saberes da área específica; b) a formação pedagógica, no âmbito do curso estudado, se dá pela prática e pela experiência adquirida na própria prática por um processo de erro e acerto; c) há uma motivação favorável à profissão de professor. As conclusões a que se chegou estão em conformidade com as necessidades de formação do docente universitário com a abrangência de duas dimensões: a teórico-científica na área específica de atuação e a técnico-prática visando à preparação profissional específica para a docência, incluindo aqui o conhecimento didático ( Cf. Libâneo, 1994, p. 27)
Abstract: The significant growth of the undergraduate teaching in our country has making educational system worry about the teaching formation of those teachers who work in this educational level. Based in the necessity of looking at carefully to teaching education, this work tried to identify how teachers who do not have a specific formation to teaching realize their own formation and qualification to work at colleges (ensino superior). We have comprehended and known about the representations they have about themselves as teachers and how they act in during the teaching action. For that, it was necessary to get some elements which make part of their professionalism as teacher, their views about the requirement of teaching and action in the classroom. We chose and selected the graduation course of Agricultural Engineering at Goiás State University (UEG) as the research context, where thirty teachers have answered a questionnaire, and five teachers were interviewed and gave us permission to observe their classes for a semester. The reason why we have chosen this course is that the most part of teachers do not have a specific, didactic and pedagogic education. The theory which we use as a basis for this study was: data analisys avaliable in bibliography about the university pedagogy and teaching education presented by foreign researchers such as Tardif, Nóvoa, Shulman, Ariza and Toscano and Brazilian researchers such as Masetto, Cunha, Morosini, Veiga, Vasconcelos, Pimenta, Pimenta e Anastasiou e Libâneo. In the research we used the qualitative method and a case study. In the first moment the subjects of this research answered a questionnaire in which we could obtain data about personal identification, academic and educational formation and their professional life. In a second moment, we selected five teachers who were interviewed and whose classes we observed. We still used as instruments for this research the Project politician. Pedagogic of the institution and the lesson plans of those teachers. The analisys showed that a) based on the their representations, the academic teachers do not consider the pedagogic formation as a basis of the professional identity and their action in the classroom. They consider most their knowledge in their specific area; b) the pedagogic formation, in the studied context, is based on their own professional experience and in their own practice through a right and wrong process; c) there is a favorable motivation to teacher occupation. The conclusions point to the necessity of having an academic and teaching formation based in the theorical and scientific dimension in a specific area in which those teachers act and the necessity of techniques and practice involving a professional and specific preparation to teaching, in which we must include a didactic knowledge education (Cf. Libâneo, 1994, p.27)
Palavras-chave: Docência Universitária. Saberes Docentes. Formação Pedagógico-Didática. Teoria histórico-cultural.
Universitary Teaching. Teaching Knowledges. Didactic and Pedagogic Formation. Historic-Cultural Theory.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Rolindo, Joicy Mara Rezende. A formação didático-pedagógica dos bacharéis docentes: uma análise a partir das representações dos professores do curso de engenharia agrícola da UEG. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1222
Data de defesa: 20-Ago-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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