Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1232
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação pedagógico-didática de professores do curso de pedagogia e desempenho docente |
Autor: | Oliveira, Patricía Mendonça de Souza |
Primeiro orientador: | Zanatta, Beatriz Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Libâneo, José Carlos |
Segundo membro da banca: | Montagnini, Magda Ivonete |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi compreender a concepção do Bom Professor através da investigação dos aspectos da formação pedagógico-didática dos docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior particular de Goiânia. A escolha e interesse da pesquisadora, pelo tema, surgiram em decorrência das dificuldades compartilhadas com alguns docentes, que ministravam disciplinas no Curso de Pedagogia, quando trabalhava como professora em um Curso de Pedagogia e, posteriormente, na atuação como Coordenadora de um Programa de Pós-graduação Lato Sensu em uma Instituição de Ensino Superior Privado. Para melhor compreensão dessa questão, foi investigada a prática pedagógica de professores do curso de Pedagogia, as concepções que embasam essa prática e as expectativas dos alunos a respeito do bom professor .. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou-se como principais instrumentos de coleta de dados da pesquisa: questionários, entrevistas e observações de aula. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos 7º e 8º períodos dos do curso de Pedagogia e professores do curso de Pedagogia de um a IES privada da grande Goiânia. A seleção dos docentes foi feita com base em um questionário aplicado aos alunos do curso de pedagogia, tendo em vista apreender elementos que caracterizam um bom professor . Os professores selecionados como bons professores , foram entrevistados e posteriormente observadas as aulas dos mesmos. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Entre as conclusões, está a constatação de que o bom professor para o aluno do Curso de Pedagogia da IES em estudo, não é somente aquele que é dito bonzinho , mas vai muito além de sua titulação, qualificação ou prática docente. Sua formação pedagógico-didática está em evidência, ou seja, didática inserida na prática pedagógica. |
Palavras-chave: | Pedagogia Prática pedagógico-didática Bom professor |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Oliveira, Patricía Mendonça de Souza. Formação pedagógico-didática de professores do curso de pedagogia e desempenho docente. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1232 |
Data de defesa: | 27-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Mendonca de Souza Oliveira.pdf | 597,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.