Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Sérgio Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958315624255935por
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee1Mesquita, Deise Nanci de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043217912376564por
dc.contributor.referee2Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909779518031618por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:25Z-
dc.date.available2010-02-23-
dc.date.issued2008-10-17-
dc.identifier.citationMIRANDA, Sérgio Gomes de. ENSINO DESENVOLVIMENTAL E APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO. 2008. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1238-
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Senador Canedo, cujos sujeitos foram o professor e os alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, estudo que tem por tema o processo de ensino-aprendizagem da produção do gênero dissertativo. Subjazem a esta pesquisa a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental, que defendem o desenvolvimento do homem como resultado das relações históricas, culturais e sociais, numa relação dialética entre o externo ao indivíduo e o seu interno, de modo que, através da atividade, ele subjetiva as relações objetivas, por meio do processo de interiorização/apropriação, que promove o seu desenvolvimento cognitivo e a formação de sua consciência, bem como, defendem que a aprendizagem se dá no processo de apropriação do conhecimento científico e de conceitos teóricos, entendendo a escola como um local privilegiado para a atividade de aprendizagem, por atuar com os conteúdos de forma teórico-científica. Em virtude de seu tema, esta pesquisa também se baseia em conhecimentos da Lingüística Textual, devido ao entendimento do caráter social e psicológico da produção textual. Esta pesquisa qualitativa foi realizada por meio da descrição e análise de observações do processo de ensinoaprendizagem em sala de aula e da relação professor-aluno, de entrevistas semiestruturadas ao professor e aos alunos e da análise documental, cujo principal documento foi uma produção de texto dissertativo realizada pelos alunos. Ainda, foi realizado, junto aos sujeitos desta pesquisa, um experimento didático-formativo, no qual foi criado um caminho didático e produzido um plano de aulas baseado em etapas desenvolvimentais, no sentido de responder que aprendizagem os alunos apresentariam mediante o ensino da produção de textos dissertativos organizado segundo a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Sob a orientação desse experimento, os alunos produziram outro texto acerca do mesmo tema do texto produzido anteriormente ao experimento, como base comparativa para análise, a qual explicitou uma diferença significativa em termos de formação/aquisição do conceito, formação do pensamento teórico, apropriação do modelo histórico-culturalmente desenvolvido de produção do texto dissertativo e de organização linear do raciocínio segundo os critérios de coesão e coerência textuais.por
dc.description.abstractThe present dissertation is the result of a research done in a public state school of Senador Canedo GO. The subjects of this study were the teacher and the students of a first-year high school class, and the theme of our investigation was the teaching/learning process of text production more specifically, the writing of compositions. The Historic- Cultural Theory and the Developmental Teaching Theory underlie this research. Such theories advocate for the idea that human development is the result of historic, cultural and social relations, in a dialectic relationship between external and internal factors in an individual, in a way that, with the activity, the individual turns objective relations into subjective ones, by means of the internalization/appropriation process, which promotes his/her cognitive development and the building of his/her awareness. The theories already mentioned also defend the thesis that learning takes place in the process of appropriation of scientific knowledge and theoretical concepts, viewing the school as the locus for learning activities, since it deals with contents in a theoretical-scientific way. Due to its theme, this research is also founded on Text Linguistics, considering the social and psychological character of text production. This qualitative research was done with the description and analysis of the teaching/learning process observed in the classroom and of the teacherstudent relationship, with semi-structured interviews with both teacher and students, as well as with documental analysis, in which the main document was a writing activity performed by the students. In addition to the instruments previously mentioned, a didacticformative experiment was done, in which a didactic path was created and a plan, based on developmental stages, was designed, in order to find out what kind of learning the students would present with the use of writing activities that had been organized according to the Developmental Teaching Theory. Under the guidance of that experiment, the students wrote another composition with the same theme of the one previously written. Data analysis included the comparison of the two compositions, and the results revealed a significant difference in terms of conceptual acquisition/formation, the building of theoretical thinking, the organization of linear thought in accordance with cohesion and coherence criteria, as well as the appropriation of the historically and culturally developed model of the writing of compositions.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SERGIO GOMES DE MIRANDA.pdf: 12598214 bytes, checksum: 22d68bf96d99866403664d35f96d8386 (MD5) Previous issue date: 2008-10-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4314/SERGIO%20GOMES%20DE%20MIRANDA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjectgênero dissertativopor
dc.subjectexperimento didáticoformativopor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectTeoria do Ensino Desenvolvimental.por
dc.subjectteaching/learning processeng
dc.subjectcompositioneng
dc.subjectdidactic-formative experimenteng
dc.subjectHistoric-Cultural Theoryeng
dc.subjectDevelopmental Teaching Theory.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleENSINO DESENVOLVIMENTAL E APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SERGIO GOMES DE MIRANDA.pdf12,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.