Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Domingos Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0820984855844148por
dc.contributor.advisor1Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623por
dc.contributor.referee1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee2Alves, Miriam Fábia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4002600044640352por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:43Z-
dc.date.available2012-02-28-
dc.date.issued2011-06-16-
dc.identifier.citationSILVA, Domingos Pereira da. PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1280-
dc.description.resumoFoi objeto deste trabalho o estudo sobre planejamento e gestão da escola pública no contexto da reestruturação produtiva e da reforma do Estado. Como referência de análise, valeu-se das orientações presentes nas políticas públicas educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990 e, mais especificamente, nos anos finais da primeira década do século XXI. Para tanto, buscou-se, ao longo da presente pesquisa, responder às seguintes indagações: Quais as implicações do processo de reestruturação produtiva do capital para a educação e mais especificamente para a gestão e o planejamento educacional? E qual a concepção de planejamento e gestão implementada atualmente e na escola campo de pesquisa? Ao procurar respostas para as questões apresentadas, elucidamos como problema de pesquisa, a compreensão e as implicações inerentes à concepção de planejamento e gestão implementada na escola. Dada a necessidade de analisar o referido objeto com base nas múltiplas determinações, utilizou-se a pesquisa de natureza qualitativa, e como abordagem metodológica o estudo de caso, e, dentre os instrumentos teórico-metodológicos, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Após a análise dos diferentes momentos da pesquisa, constatou-se que a concepção de planejamento e gestão adotada na escola campo de pesquisa vem sendo orientada pela perspectiva gerencial intrinsecamente relacionada ao modelo neoliberal de terceira via , que por sua vez está subordinada e legitimada pelas orientações do processo de reestruturação capitalista e de reforma do Estado. Isso acarreta o redimensionamento das políticas educativas, por meio da adoção do planejamento estratégico e de planos, programas e projetos de viés gerencialista, pautados pela desconcentração, centralização e fragmentação do ato decisório.por
dc.description.abstractIt was the subject of this study on the understanding of the planning and the management of the public schools in the context of produtive reorganization and reform of the state. As a reference we set the guidelines analysis of public policies in education implemented in Brazil since the 1990, and more specifically in the final years of the first decade of this century. To this end, we sought throughout this research, answer the following questions: what are the implications of the restructuring process of the capital for education and specifically for the management and educational planning? And what is the concept of planning and management currently implemented in the school and field of research? When addressing these issues we sought to, seek answers to the questions presented, as elucidated research problem, understanding and the implications the implications of the design planning and management implemented in the school resulting from a process of directing political and cultural society. Given the need to examine this object from multiple measurements, we used qualitative research, and how metodological approach we adopted the case study and methodological instruments highlighted the research literature and documents, in addition to the completion of semistructured interview. After analyzing the different stages of research, we note that the conception of planning and management implemented in the school field research has been driven by managerial perspective intrinsically related to the neoliberal third way which in turn is subject to and legitimizes guidelines process of capitalist restructuring and reform of the state. That said, involves the resizing of education policies, via adoption of strategic planning, plans, programs and projects bias managerialist politics, based on the devolution, centralization and fragmentation of the act of deciding.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOMINGOS PEREIRA DA SILVA.pdf: 424969 bytes, checksum: 1bb1c8250ef0f948f2fbad1eb61e1962 (MD5) Previous issue date: 2011-06-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4615/DOMINGOS%20PEREIRA%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectGestão Educacionalpor
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectManagement Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePlanejamento e gestão escolar: concepções e implicaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOMINGOS PEREIRA DA SILVA.pdf415,01 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.