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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGlusczak Junior, Nolar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6402767360486238por
dc.contributor.advisor1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984por
dc.contributor.referee1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee2Pavao, Joao Bosco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578213032411611por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:51Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.issued2010-10-08-
dc.identifier.citationGlusczak Junior, Nolar. Modo de pensar jurídico em concluintes do ensino de direito: entre pensamento tradicional e pensamento crítico. 2010. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1292-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da formação do bacharel em direito e tem como foco os modos de pensar jurídico internalizado pelos concluintes do curso de graduação de direito de uma IES do oeste baiano. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: Que modos de pensar e agir próprios do Direito podem ser identificados como internalizados pelos concluintes do curso graduação de Direito? Que elementos socioculturais deste contexto estão sendo apropriados pelos alunos e podem ser associado ao desenvolvimento do modo de pensar e agir jurídico expresso pelos alunos? Estas amplas questões nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada na Teoria histórico-cultural. Os trabalhos de Vygotsky, reconhecido como fundador dessa teoria e seus colaboradores, particularmente V. Davidov, foram fundamentais na busca de um caminho para compreender melhor estas questões. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. Foi desenvolvido um estudo de caso que teve como lócus o curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras FASB. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental, observações de situações formais do contexto acadêmico do curso, (aulas, reuniões, seminários) e informais (diálogos na sala dos professores, nos corredores e outras); entrevistas semi-estruturadas com alunos; entrevistas com professores, e coordenador do curso. A análise revelou traços particulares da formação do bacharel em Direito que apontam para o vinculo do modo de pensar jurídico associado a três grandes eixos que denominados: Tradicional, Crítico, e Transição entre Tradicional e Crítico.por
dc.description.abstractThis paper describes the development of a law degree and focuses on the legal ways of thinking internalized by graduates of the undergraduate course in law from a university in western Bahia. The proposed research was directed to the following questions: What modes of thinking and acting of their own right can be identified as internalized by graduating graduate of law? What elements of the sociocultural context are being appropriated by the students and can be associated with the development of thinking and legal action expressed by the students? These broad questions guided the development of research supported by the historical-cultural theory. The work of Vygotsky, recognized as the founder of this theory and his colleagues, particularly V. Davidov, were instrumental in finding a way to better understand these issues. We opted for qualitative research because it is considered currently the most relevant when it comes to the understanding of educational phenomena. We developed a case study that was the locus of law degree from Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB. Data collection was conducted from August 2009 to March 2010. Data were collected through desk research, observations of situations formal academic context of the course (lectures, meetings, seminars) and informal (conversations in the staff room, corridors and others), semi-structured interviews with students, interviews with teachers, and course coordinator. The analysis revealed particular features of the formation of Bachelor of Law pointed out that the bond of legal thinking associated with three major arteries called: Traditional, Critical, and Transition between Traditional and Critical.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NOLAR GLUSCZAK JR.pdf: 2450154 bytes, checksum: 3b72a84575c19b7a6f6a474ed4c5488f (MD5) Previous issue date: 2010-10-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4485/NOLAR%20GLUSCZAK%20JR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino jurídicopor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectTeoria do ensino desenvolvimentalpor
dc.subjectLegal educationeng
dc.subjectHistoric-cultural heoryceng
dc.subjectTheory of developmental educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleModo de pensar jurídico em concluintes do ensino de direito: entre pensamento tradicional e pensamento críticopor
dc.typeDissertaçãopor
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