Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Renata de Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5978967264296297por
dc.contributor.advisor1Neves, Sônia Maria Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7872532428660804por
dc.contributor.referee1Simonassi, Lorismário Ernesto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4405420791699259por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Antônio de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266417156701670por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:34Z-
dc.date.available2015-03-30-
dc.date.issued2007-08-09-
dc.identifier.citationGUEDES, Renata de Moura. Análise comparativa da eficácia da equivalência de estímulos, reforçamento automático e reforçamento direto na aquisição do nomear em crianças com atraso de linguagem. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1865-
dc.description.resumoO presente estudo realizou uma análise comparativa de três procedimentos diferentes, a Equivalência de Estímulos, o Reforçamento Automático e o Reforçamento Direto com o intuito de investigar a eficácia dos mesmos para a aquisição do nomear. Seis participantes que tinham entre cinco e onze anos com atraso de linguagem moderado participaram do estudo. Foram selecionados nove estímulos para cada participante, sendo três para cada procedimento. Os resultados deste estudo não sugerem que exista uma diferença substancial entre o desempenho dos participantes nos experimentos, assim não se pode afirmar que um experimento seja melhor que outro. Os resultados indicam que a diferença nos repertórios dos participantes é um fator importante para a disparidade dos resultados encontrados neste estudo.por
dc.description.abstractThe present study conducted a comparative analysis of three different procedures, Stimulus Equivalence, Automatic Reinforcement and Direct Reinforcement. Its aim was to investigate the efficacy of these procedures for naming acquisition. Six children who were between five and eleven years old with moderate language delay participated. Nine stimuli were selected for each participant, three for each procedure. Findings do not suggest that there is a substantial difference between the participants´performance in the experiments; therefore one can not affirm that a procedure is better than the other. The results indicate that the difference in the children s repertoire is a relevant factor to understand the disparity of results found in this study.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata de Moura Guedes.pdf: 382361 bytes, checksum: 78386e6613f66930866d495763d3d27f (MD5) Previous issue date: 2007-08-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5563/Renata%20de%20Moura%20Guedes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento verbalpor
dc.subjectNomeaçãopor
dc.subjectEquivalência de estímulospor
dc.subjectReforçamento automáticopor
dc.subjectReforçamento direto e atraso de linguagempor
dc.subjectVerbal behavioreng
dc.subjectNamingeng
dc.subjectStimulus equivalenceeng
dc.subjectAutomatic reinforcementeng
dc.subjectDirect reinforcement and language delayeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAnálise Comparativa da Eficácia da Equivalência de Estímulos, Reforçamento Automático e Reforçamento Direto na Aquisição do Nomear em Crianças com Atraso de Linguagem.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata de Moura Guedes.pdf373,4 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.