Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2301
Tipo do documento: Dissertação
Título: UM OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL: PROPOSTA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DEGOIÁS
Autor: Silva, Vágnar Gonçalves da 
Primeiro orientador: Mello, Paulo Jobim Campos
Primeiro membro da banca: Caldarelli, Solange Bezerra
Resumo: O Brasil apresenta uma enorme diversidade cultural. É um país multicultural, necessitando preservar, resgatar e valorizar toda essa diversidade. Para que isso aconteça é preciso desenvolver a sensibilidade e a consciência de todas as pessoas, sendo que esse trabalho deve ser iniciado desde a mais tenra idade, ou seja, um trabalho que deve ser desenvolvido já na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mas como os professores que atuam nessa área são preparados para trabalharem com esse tema? Foi com esse objetivo que desenvolvemos essa pesquisa, analisando a Matriz Curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, aplicando questionários no corpo discente e docente para termos uma idéia de como esse assunto é tratado pelas pessoas que são, e serão responsáveis pela educação de nossas crianças.
Abstract: Brasil presents a big diversity of cultural mixes. It´s a multicultural country, and it needs to preserve, bring back and increase the value of this diversity. But for what it happens it needs develop the sensibility and the conscience of all people and this sense has to be started since the childhoods or better, this sense has to be developed on children education. But the masters (teachers) which work with this sense are prepared to work with this point (thema)? With this objective that we developed this search, studying Matriz curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás using questions to pupils and masters (teachers) for we get an idea of how this point is debated by people that are and will be reponsibles by education of our children.
Palavras-chave: Educação Patrimonial
currículo
formação de professores
multiculturalismo
heritage education
curriculum
formation of teachers
multiculturalism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: SILVA, Vágnar Gonçalves da. UM OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL: PROPOSTA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DEGOIÁS. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2301
Data de defesa: 27-Abr-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vagnar Goncalves da Silva.pdf655,71 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.