Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2319
Tipo do documento: Dissertação
Título: REFLEXÕES PARA SE PENSAR AS DIFERENÇAS: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
Autor: Pamplona, Agamenon Alves 
Primeiro orientador: Moura, Marlene Castro Ossami de
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Jorge, Luiz Eduardo
Terceiro membro da banca: Laraia, Roque de Barros
Resumo: Partimos do pressuposto de que a educação é patrimônio cultural imaterial, e na nossa pesquisa foi inserida a diversidade no cenário da educação básica, objetivando colher comprovações sobre a diversidade cultural dos nossos alunos não é plenamente valorizada não deixando de contemplar a Universidade, visando discernir se ela prepara ou não prepara os profissionais da educação para exercer a docência, interagindo com as diferenças. Como respaldo às proposições, passamos a averiguar por meio da literatura especializada, como se processou a colonização, a hibridação e a diversidade cultural no Brasil, do século XVI ao século XXI, assim como, refletir sobre as diferentes concepções de educação, cultura, multiculturalismo e patrimônio cultural no Brasil e, por último, a diversidade cultural na escola - base empírica do nosso propósito de estudo. Convém ressaltarmos que a pesquisa ocorreu numa escola pública municipal de Goiânia e que os sujeitos envolvidos foram os professores, os alunos e os funcionários da unidade educacional Escola Municipal Ernestina Lina Marra.
Abstract: We start from the assumption that education is non-material cultural heritage, and in our research, diversity in basic education scenario was inserted, aiming at collecting evidence about whether or not cultural diversity of our students is being fully valued , not forgetting to contemplate University, aiming at distinguishing whether or not it prepares educators for teaching, interacting with differences. As a support for the hypotheses, we searched in specialized literature how colonization, hybridization, and cultural diversity in Brazil was processed, from 16th 21st century , we also reflected on different concepts of education, culture, multiculturalism, and cultural heritage in Brazil, and lastly, cultural diversity in schools-the empirical basis of our study. It is important to note that this research was conducted in a public municipal school in Goiânia and that the population involved was composed of teachers, students, and staff from the educational unit Ernestina Lina Marra Municipal School.
Palavras-chave: educação
patrimônio cultural
diversidade cultural
cultura
multiculturalismo
education
cultural heritage
cultural diversity
culture
multiculturalism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: PAMPLONA, Agamenon Alves. REFLEXÕES PARA SE PENSAR AS DIFERENÇAS: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2319
Data de defesa: 24-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGAMENON ALVES PAMPLONA.pdf6,93 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.