Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Paula Maria Trabuco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4168433042763557eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004eng
dc.contributor.referee1Alves, Amone Inácia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105eng
dc.contributor.referee2Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893eng
dc.date.accessioned2016-09-08T13:10:49Z-
dc.date.issued2016-06-14-
dc.identifier.citationSousa, Paula Maria Trabuco. CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO SEXUAL.. 2016. [116 f]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .eng
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3462-
dc.description.resumoA pesquisa que deu base para esta dissertação teve como tema a formação de professores em educação sexual e por objetivo buscar contribuições para esse processo de formação através dos estudos sobre a os conceitos, a história da sexualidade, o campo da educação sexual por meio das leis e diretrizes que abordam o tema como forma de auxiliar a formação do professor e por fim falar sobre o sujeito a ser educado, trazendo contribuições através dos estudos de Vigotski sobre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil fazendo reflexões para o processo da Educação Sexual. Essa temática é importante, pois acreditamos que Educação sexual deve ser um componente fundamental nos currículos de formação de professores, de modo que o educador seja preparado para ter uma ampla informação sobre a sexualidade historicamente construída, sobre a psicossexualidade infantil, sobre as etapas dos desenvolvimentos sócio-emocionais das crianças, de forma a elevar o padrão social e cultural da compreensão da sexualidade. O olhar que orientou todo o nosso processo de investigação e de análise, nesse trabalho foi fenomenológico, visa trazer à luz de modo diferenciado, o que se mostra dos fatos a serem observados, o que se apresenta por si mesmo ao observador e ouvinte. utilizamos como método a pesquisa bibliográfica buscando como base teórica os autores Foucault (1985, 1993 1998), Nunes (1987,1996, 1997), Louro (2000), Merleau-Ponty (1975, 1996) Vigotski (1934/1998, 1984/2002, 1994, 1996, 2004) e González Rey (2002, 2003a, b, 2004a, b,c, 2005a,b) Rey (2002, 2003a, b, 2004a, b,c, 2005a,b) para refazer a história da sexualidade no Ocidente, desde as suas raízes mais longínquas, procurando traçar um panorama da evolução dos costumes, nos quais a sexualidade se desenvolve e assim compreender os diversas formas de vivenciar a sexualidade no decorrer dos tempo até a atualidade, discutir os modelos de educação sexual no Brasil e como os documentos oficiais destinados à Educação infantil e as políticas de formação de professores tratam a questão da sexualidade e por último explicitar sobre as questões que envolvem o desenvolvimento infantil, sobre a aprendizagem e dessa forma trazer algumas contribuições para Formação de Professores em Educação Sexual. Concluímos que apesar dos avanços obtidos em relação à sexualidade, inclusive no âmbito educacional, ainda temos um discurso cheio de tabus e pré-conceitos com uma Educação Sexual biologista, apenas de caráter de prevenção e não de educação. Com isso acreditamos ser necessário uma formação inicial e contínua para professores no sentido de trabalharem a Educação Sexual em sua complexa constituição, estudos fundamentados em teorias científicas existentes sobre o tema, reflexões, planejamentos, ações e avaliações da prática educativa, uma vez que necessitamos de uma educação sexual tanto para fazer crítica aos modelos repressores, como para combatermos o consumismo e a degradação do sexo e do corpo, presentes na cultura consumista e sexista atual.eng
dc.description.abstractThe research provided the basis for this dissertation was titled teacher training in sex education and intended to seek contributions to this training process through studies on the concepts, the history of sexuality, the field of sex education through laws and guidelines that address the issue as a way to help the teacher training and finally talk about the subject to be polite, bringing contributions through Vygotsky's studies on the development and child learning his reflections for the process of sexual education. This theme is important because we believe that sex education should be a key component in the curricula of teacher training, so that the teacher is prepared to have a wide information about sexuality historically built on child psychosexuality on the steps of developments socioemotional children in order to raise the social and cultural standard of understanding of sexuality. The look orientoutodo our research and analysis process, this work was phenomenal, aims to bring to light differently, which shows the facts to be observed, which presents itself to the observer and listener. used as a method to literature searching as theoretical basis the authors Foucault (1985, 1993 1998), Nunes (1987.1996, 1997), Blonde (2000), Merleau-Ponty (1975, 1996) Vygotsky (1934/1998, 1984 / 2002, 1994, 1996, 2004) and González Rey (2002, 2003a, b, 2004a, b, c, 2005a, b) to retrace the history of sexuality in the West, from its more distant roots, trying to give an overview of the evolution customs, in which sexuality develops and thus understand the different ways of experiencing sexuality in the course of time to the present, discuss models of sex education in Brazil and how the official documents for the children's education and training policy teachers address the issue of sexuality and finally explain about the issues surrounding child development, about learning and thus bring some contributions to teacher Training in Sexual Education. We conclude that despite the progress achieved in relation to sexuality , including in the education sector , we still have a speech full of taboos and preconceptions with a sexual education biologist , just character of prevention and not education . With that we believe is necessary initial and continuous training for teachers in order to work the Sex Education in its complex constitution, studies based on existing scientific theories on the subject , reflections, plans, actions and evaluations of educational practice , since we need sex education both to criticism of the repressive models , as will fight consumerism and degradation of sex and the body, present in the consumerist culture and current sexist.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2016-09-08T13:10:49Z No. of bitstreams: 1 PAULA MARIA TRABUCO SOUSA.pdf: 1456140 bytes, checksum: 2f6abd1409dae549e544328f14d3f50c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-08T13:10:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULA MARIA TRABUCO SOUSA.pdf: 1456140 bytes, checksum: 2f6abd1409dae549e544328f14d3f50c (MD5) Previous issue date: 2016-06-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10267/PAULA%20MARIA%20TRABUCO%20SOUSA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Sexual, Vigotski, Educação Infantil, Formação de Professorespor
dc.subjectSexual Education, Vigotski , Early Childhood Education , Teacher Trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleCONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO SEXUAL.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA MARIA TRABUCO SOUSA.pdfTexto Completo1,42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.