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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3573
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS DE EDUCADORES/AS NA EXPERIENCIA DE GOIÁS |
Autor: | Freitas, Miriã Clemente de |
Primeiro orientador: | Afonso, Lúcia Helena Rincón |
Primeiro membro da banca: | Domingues, José Luiz |
Segundo membro da banca: | Araújo, Denise Silva |
Resumo: | Nesta pesquisa procuramos evidenciar e analisar como está sendo realizada a implantação da escola de tempo integral no estado de Goiás enquanto politica de Estado. Desenvolvemos conceituações sobre a educação integral a partir de pesquisadores que produziram textos dentro desse tema, e ampliamos nosso olhar e escrita utilizando autores que falam da composição da individualiade frente a coletividade, a importancia da emancipação e ainda da enquanto forma de expressão do exercicio da cidadania a partir de projeto de educação em-si e para-si. Relembramos um pouco da experiencia de Anísio Teixeira em nossos primeiros contatos de leituras sobre educação integral, por meio das Escolas Parque na Bahia. Assentaremos a realidade de algumas escolas visitadas frente ao projeto implantado e as condições que ele foi implantado. Evidenciamos por meio da pesquisa a perspectiva das escolas, especialmente dos professores suas expectativas quanto a esse tipo de organização do ensino. Esse trabalho tenta apresentar um pouco sobre como os professores, que atuam nas escolas de tempo integral, da rede estadual de ensino, vêem a implantação do projeto e como pensam que devem ser os caminhos para consolidar a politica desse tipo de escola no Estado de Goias. |
Abstract: | This research has the purpose of displaying how the implementation of full- time school program has been developed in the State of Goiás as the State policy.The concept of integral education was developed based on some researchers’ articles on the subject that widen our writting and vision using some authors who bring out the concept of the composition of the individuality within the collectivity, the importance of the emancipation as an expression of active citzenship and the project of the education in itself and for itself. The experience of Anísio Teixeira with integral education of Escolas Parque in the State of Bahia was also recalled in the beginning of our research.This paper is going to show the reality of some schools visited and its condition by the time they were implemented. It also aims to present through researches the perspective of the schools especially the perspective of the teachers about the organization of this kind of teaching. This work attempts to display some of the silenced voices of teachers who have been working in full-time schools, their view and their role in the consolidation of the full-time school policy in the state of Goiás. |
Palavras-chave: | escola de tempo integral, politica de estado, emancipação, cidadania, organização, ensino, professores. full-time school, state policy, emancipation, citzenship, organization, teaching, teachers. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Freitas, Miriã Clemente de. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS DE EDUCADORES/AS NA EXPERIENCIA DE GOIÁS. 2011. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3573 |
Data de defesa: | 1-Jun-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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