Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Divina Moreira dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9981726043414657 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ternes, José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4963109088070313 | eng |
dc.contributor.referee1 | Roure, Glacy Queirós de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9023988496973401 | eng |
dc.contributor.referee2 | Duarte, Aldimar Jacinto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8154824077202046 | eng |
dc.contributor.referee3 | Souza, Maria Eliane Rosa de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7821191273927058 | eng |
dc.contributor.referee4 | Gonçalves Neto, João da Cruz | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6257334752072083 | eng |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T18:13:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-31 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Maria Divina Moreira dos Santos. O JOVEM TÖRLESS - ROMANCE DE FORMAÇÃO HETEROTOPIAS. 2015. 117 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3583 | - |
dc.description.resumo | Esta tese trata-se de um estudo exploratório do romance O Jovem Törless, de Robert Musil, como romance de formação e como heterotopia. Para isso, levou-se em consideração o pensamento de Foucault para heterotopias atravessadas pela linguagem literária. Nesse sentido foram estudadas algumas das obras desse autor, além, evidentemente, das de outros autores como forma de manter um diálogo a respeito do tema. Da obra de Foucault, foram lidas As palavras e as coisas, A Ordem do Discurso, Microfísica do Poder, Ditos e Escritos III, Des Espaces Autres e Le Corps Utopique – Les Heterotopies. O objeto desta tese é o romance de formação como espaço heterotópico por excelência, espaço em que se dá a formação do indivíduo na confluência de duas heterotopia: o internato e a adolescência. No romance a construção da subjetividade se dá pelas formas de produção discursiva em disputa nesses espaços, pelas relações de poder que aí tem lugar, pelas redes de relações que são tecidas e entretecidas à medida que a narrativa avança. De acordo com a perspectiva adotada, estudaram-se as influências filosóficas presentes no romance e procurou-se demonstrar que O Jovem Törless como romance de formação e como heterotopia expõe as relações que subjazem à trajetória de formação de Törless como estudante de colégio interno, relações, essas, condizentes com a formação escolar na virada do século XIX para o século XX. | eng |
dc.description.abstract | This thesis is an exploratory study of the novel The Young Törless, as a Bildungsroman and as heterotopia. For this, it took into account the point view of Foucault's about modernity and heterotopias of crisis crossed by the literary language. In this sense we studied some of the works of this author, in addition, of course, other authors in order to maintain a dialogue about the subject. Between the work of Foucault, it should be noted: The Order of Things, Discipline and Punish: The birth of the Prison; The Order of Discourse, Microphysics of Power, Dits et Écrits 3, and Le Corps Utopique - Les Heterotopies. The object of this thesis is the Bildungsroman as an original heterotopic place. The child development grows at the confluence of the two heterotopies: boarding school and adolescence. In the novel, the construction of the subjectivity is given by the forms of discourse production, by the power of relationships and affection in interpersonal relationships networks that are woven and woven as the narrative progresses. According to the adopted perspective, we studied the philosophical influences present in the novel and tried to show that The Young Törless as a Bildungsroman and as heterotopia exposes the relationships that underlie Törless subjectivity construction while he attends the boarding school in the late nineteenth century to the twentieth century. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by admin tede ([email protected]) on 2017-02-09T18:13:28Z No. of bitstreams: 1 MARIA DIVINA MOREIRA DOS SANTOS SILVA.pdf: 4511401 bytes, checksum: c5a9b6a7795450ff9ae48acbf10b8c05 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-02-09T18:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA DIVINA MOREIRA DOS SANTOS SILVA.pdf: 4511401 bytes, checksum: c5a9b6a7795450ff9ae48acbf10b8c05 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10728/MARIA%20DIVINA%20MOREIRA%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Romance de formação – Heterotopias - Modernidade | por |
dc.subject | Bildungsroman – Heterotopies – Modernity | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | eng |
dc.title | O JOVEM TÖRLESS - ROMANCE DE FORMAÇÃO HETEROTOPIAS | eng |
dc.type | Tese | eng |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA DIVINA MOREIRA DOS SANTOS SILVA.pdf | Texto Completo | 4,41 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.