Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScarel, Estelamaris Brant-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241eng
dc.contributor.advisor1Ternes, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963109088070313eng
dc.contributor.referee1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263eng
dc.contributor.referee2Araujo, Arthur Octavio de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7986103638057702eng
dc.date.accessioned2017-10-04T14:25:22Z-
dc.date.issued2003-08-01-
dc.identifier.citationSCAREL, Estelamaris Brant. Michel Foucault: sobre as ciências humanas, a sociedade panóptica e as especificidades do intelectual. 2003. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2003.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3780-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva, com base em FOUCAULT, examinar - ao longo dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX - as condições de possibilidade da existência de determinados saberes, tais como: a Gramática Geral, a História Natural e a Análise das Riquezas e, a sua ruptura com o surgimento, nesses solos, de novas empiricidades, quais sejam a Filologia, a Economia e a Biologia. Estas Empiricidades se inter-relacionam com um novo saber sobre o homem, surgido na modernidade: as Ciências Humanas. A partir daí, busca-se descrever qual tem sido o discurso da educação, desde a emergência desse campo do conhecimento no século XIX. Em seguida, pretende-se discutir que a educação, embora preconize a construção dos sujeitos, a justiça e a cidadania, pelo contrário, fabrica corpos dóceis e indivíduos politicamente passivos, em decorrência de sua função normalizadora e disciplinar. Isso ocorre porque a sociedade moderna é normativa e estabelece o controle total sobre os sujeitos. É uma sociedade panóptica. Por último, aponta-se a visão de FOUCAULT sobre as especificidades do intelectual na sociedade moderna e a premência de o educador pensar sobre a necessidade de sua função ser reelaborada.eng
dc.description.abstractThis research intends, basead on FOUCAULT, to examine – through XVI, XVII, XVIII and XIX centuries - the conditions of possibility existence of certain knowledges, such as General Grammar, Natural History and the Wealth Analysis, and its rupture with the appearance, in this areas, of new empiricities, such as Philology, Economy and Biology. These Empiricities interact with a new knowledge about man, arised in Modern times: the Human Sciences. From there on, it is tried to describe what has it been the speech of education, since the emergence of this field of knowledge in the XIX century. On the following, it is intended to discuss that education, even though proclaming the construction of individuals justice and citizenship, on the contrary, makes docile subjects and individuals politically passive, due to its normalizatiny and to disciplinatiny function. That happens because modern society is normative and establishes full control over individuals. It is panoptic society. At last, the point of view of FOUCAULT about specificities of intelectual matters in modern society and the urgency of the educator to think about the necessity of his function to be reelaborated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-04T14:25:22Z No. of bitstreams: 1 ESTELAMARIS BRANT SCAREL.pdf: 650185 bytes, checksum: 67556e31dd8154a6966aa16ef460099e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T14:25:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTELAMARIS BRANT SCAREL.pdf: 650185 bytes, checksum: 67556e31dd8154a6966aa16ef460099e (MD5) Previous issue date: 2003-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11542/ESTELAMARIS%20BRANT%20SCAREL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUCGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCiências humanaspor
dc.subjectHuman scienceseng
dc.subjectEducação-
dc.subjectSociedade disciplinar-
dc.subjectIntelectual-
dc.subjectEducation-
dc.subjectDisciplining society-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleMichel Foucault: sobre as ciências humanas, a sociedade panóptica e as especificidades do intelectualeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTELAMARIS BRANT SCAREL.pdfTexto Completo634,95 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.