Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3876
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA |
Autor: | Paiva, Neide da Silva |
Primeiro orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Primeiro membro da banca: | Siqueira, Romilson Martins |
Segundo membro da banca: | Baldino, José Maria |
Resumo: | O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PPGE/PUC-GO, tem como objeto de pesquisa a Escola pública de Tempo Integral. O objetivo geral do trabalho é dar voz à criança, problematizando sobre a Escola de Tempo Integral na perspectiva da criança. Ainda que essa temática seja muito investigada, é relevante a particularidade desta pesquisa, pois se propõe a ouvir a experiência do escolar, como este vê, explica e age nesse espaço. Na complexidade do objeto pesquisado, que a priori era dado como conhecido na aparência, revelou-se, nas condições reais concretas - no confronto entre as vozes das crianças e os documentos oficiais da Rede Municipal de Goiânia (RME) - sobre a proposta de Escola de Tempo Integral - a essência, na tese defendida: os espaços escolares destinados às crianças na Escola de Tempo Integral da RME de Goiânia são reinventados pelas crianças, à revelia do controle ou do acompanhamento dos agentes escolares. É amplo o estudo acerca da concepção de criança, nos múltiplos campos epistemológicos. Assim, a tese fundamenta-se no campo da pedagogia a partir da contribuição de várias áreas do conhecimento, como a Antropologia, a Psicologia e a Sociologia. A pesquisa de campo do tipo etnográfico foi realizada em cinco Escolas de Tempo Integral, sob orientação metodológica da Antropologia Social. Com técnicas de coleta de dados foram realizadas entrevistas, observações, grupos focais, além de análise de documentos da RME. Os princípios epistemológicos que orientaram as investigações foram objetivados em duas ações concomitantes: (1) pesquisa de campo em cinco instituições públicas da RME de Goiânia; (2) análise documental e pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que procuram apreender as concepções, contradições e práticas que sustentam os discursos e as políticas educacionais para a educação integral, como Cavaliere (2002, 2007) e Paro (1988, 2011). Quanto à discussão sobre a infância e a criança, os estudos fundamentaram-se em Ariès (1973) e Freitas (1997), dentre outros. Para a análise dos dados, interpretação da realidade investigada e exposição dos resultados da pesquisa buscou-se relacionar dialeticamente a teoria e a prática, com as categorias eleitas a priori, e identificar os elementos da infância verbalizados pelas crianças em suas experiências na escola de tempo integral, que mostraram a dinâmica desta investigação. |
Abstract: | The present work, enrolled in the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes of the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás - PPGE / PUC-GO - has as object of research the Public School of Integral Time. The general objective of the work is to give voice to the child, problematizing about the School of Integral from the perspective of the child. Although this subject is much investigated, the particularity of this research is relevant, because it proposes to listen to the experience of the school, as it sees, explains and acts in that space. In the complexity of the researched object that a priori was given, as it is known in appearance, in the real concrete conditions - in the confrontation between the voices of the children and the official documents of RME - on the proposal of Integral School in Goiânia - Essence, in the thesis defended: The school spaces destined to the children in the School of Integral of the RME of Goiânia are reinventados by the children in the absence of control or the accompaniment of the school agents. The study about the conception of this object of research, the child, in the multiple epistemological fields is ample. Thus, the thesis is based on the field of pedagogy from the contribution of several areas of knowledge, in the educational field in Anthropology, Psychology and Sociology. The research was carried out in five Full Time Schools with methodological orientation of the Social Anthropology, of the ethnographic type, and as techniques of data collection we did interviews, observations, focus groups, and analysis of RME documents. The epistemological principles that guided the investigations were objectified in two concomitant actions: (1) field research in five public institutions of the Municipal Education Network of Goiânia; (2) documental analysis and bibliographical research based on authors who seek to understand the conceptions, contradictions and practices that support educational discourses and policies for integral education, such as Cavaliere (2002; 2007) and Paro (1988; As for the discussion about childhood and the child, the studies were based on: Ariès (1973); Freitas (1997); among others. In order to analyze the data, the interpretation of the reality investigated and the results of the research sought to relate dialectically between theory and practice, with the categories chosen a priori and search to identify the elements of childhood voiced by the children in their experiences in the school of full time, which showed the dynamics of this investigation. |
Palavras-chave: | Educação Integral. Escola de tempo integral. Infância. Criança. Integral Education. Full-time school. Childhood. Child. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Paiva, Neide da Silva. A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA. 2017. 161 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3876 |
Data de defesa: | 13-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Neide da Silva Paiva 1.pdf | Texto Completo | 7,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.