Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4000
Tipo do documento: Tese
Título: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA VALE DO RIO DOCE 1991-2008
Autor: Moreira, Sebastiana Aparecida 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Terceiro membro da banca: Honório Filho, Wolney
Quarto membro da banca: Alves, Amone Inácia
Resumo: A contextualização desta pesquisa aborda a narrativa da história oral que é uma forma de (re)viver a história e a memória. Por meio dessa, há a possibilidade de democratizar fontes e autores que relatam suas experiências e lutas por melhorias para a Escola Vale do Rio Doce. Contextos políticos revelam a necessidade de um ensino do campo especializado, já que a denominada educação rural reflete o processo de colonização com as influências europeias. A historiografia da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Vale do Rio Doce é apresentada, com enfoque na sua criação em 1991, na Fazenda do senhor Sebastião Cabral, na mudança em 1999 para o Assentamento Água Bonita e na estruturação com o prédio atual, em 2008. O conhecimento da memória da Vale do Rio Doce faz-se necessário para que sua história não seja esquecida. A metodologia da história oral é a fonte primária que buscou entender a história da Escola que abrange o panorama dos acontecimentos do município de Rio Verde, no estado de Goiás, do MST e do Assentamento Rio Verdinho. A escolha do objeto e dos objetivos se tornou mais relevante com a constatação de que os fatos e as datas apresentam lacunas e dúvidas que requereram mais investigações, para que fossem mais claramente respondidas. A história oral está conjugada com os embasamentos teóricos e de documentos fornecidos pela SMERV. A tarefa de reunir as informações para a tessitura da tese foi bastante complexa, pois entender e escrever as trajetórias, diante da ausência de dados nos relatórios da SMERV, pareciam difíceis demais para o pouco tempo da pesquisa. Entretanto, a materialidade da história oral possibilitou a compreensão da maior parte das causalidades. Como principal resultado deste estudo, têm-se os motivos que deliberaram a trajetória da Escola, enfatizando-se a preservação de sua memória, mas não de forma cristalizada e sim para ampliação dos embates das novas realidades de estudos que a cada época reinterpreta os acontecimentos à luz das novas experiências. Conclui-se que a construção da tese registrou a história e memória da Escola Vale do Rio Doce, tornando-a de cunho científico, revelando sua cultura educacional do campo.
Abstract: The contextualization of this research approaches the narrative of oral history that is a way of reviving history and memory. Through this, there is the possibility of democratizing sources and authors who report their experiences and struggles for improvements to the Vale do Rio Doce School. Political contexts reveal the need for specialized field education, since so-called rural education reflects the process of colonization with European influences. The historiography of the Vale do Rio Doce Rural Municipal School of Primary Education is presented, focusing on its creation in 1991, in the estate of Mr. Sebastião Cabral, in the change in 1999 to the Água Bonita Settlement and in the structuring with the current building in 2008 The knowledge of the memory of the Vale do Rio Doce is necessary so that its history is not forgotten. The methodology of oral history is the primary source that sought to understand the history of the School that covers the panorama of the events of the municipality of Rio Verde in the state of Goiás, the MST and the Rio Verdinho settlement. The choice of object and objectives became more relevant with the realization that facts and dates present gaps and doubts that required further investigation to be more clearly answered. Oral history is coupled with the theoretical and documentary foundations provided by SMERV. The task of gathering the information into the thesis was complex enough, because understanding and writing the trajectories, given the lack of data in the SMERV reports, seemed too difficult for the short time of the research. However, the materiality of oral history made it possible to understand most of the causalities. As the main result of this study, we have the motives that deliberated the trajectory of the School, emphasizing the preservation of its memory, but not in a crystallized way, but rather to amplify the conflicts of the new realities of studies that reinterpret the events at each time in the light of new experiences. It is concluded that the construction of the thesis recorded the history and memory of the Vale do Rio Doce School, making it scientific, revealing its educational culture of the field.
Palavras-chave: Escola Vale do Rio Doce. História Oral. Memória. Registro dos acontecimentos.
Oral history. Memory. Record of events. School Vale do Rio Doce.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Moreira, Sebastiana Aparecida. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA VALE DO RIO DOCE 1991-2008. 2018. 178 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4000
Data de defesa: 8-Jun-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIANA APARECIDA MOREIRA.pdfTexto Completo8,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.