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Tipo do documento: Tese
Título: O movimento renovador da instrução pública primária e a formação de professores em Goiás na primeira metade do Século XX
Título(s) alternativo(s): The renewing movement of primary public education and teacher education in Goiás in the first half of the 20th Century
Autor: Camargo, Kênia Guimarães Furquim 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Quarto membro da banca: Alencar, Cristiene de Paula
Resumo: Esta pesquisa de tese objetiva estudar o movimento renovador da instrução pública primária e a formação de professores em Goiás na primeira metade do século XX. A pertinência deste trabalho se ancora na percepção de que os processos históricos, que marcaram esse período, podem ser visualizados nas profundas e marcantes inquietações no campo social, político e econômico as quais provocaram a transição de uma sociedade agrária para uma urbana e industrial. Diante desse contexto, a questão norteadora desta pesquisa consiste em verificar de que modo os ideais de uma educação renovada estiveram presentes no movimento renovador da instrução pública primária e na formação dos professores no Estado de Goiás. Consequentemente, na busca de deslindar o processo de disseminação do movimento renovador da educação em Goiás, como proposta de renovação educacional, investigam-se ações que oportunizaram a incorporação dos pressupostos renovadores na educação goiana. A partir dessas reflexões, questiona-se: Quem foram os sujeitos envolvidos no processo de disseminação e implantação do movimento renovador da educação em Goiás? Como se delineou o movimento renovador na instrução pública primária no Estado de Goiás? Que meios foram utilizados para a divulgação desse movimento? Como se deu essa divulgação? Como se configurou a formação dos professores goianos no contexto do movimento renovador da educação no Estado? Como objetivo geral, buscou-se analisar historicamente a presença do movimento renovador na instrução pública primária em Goiás na primeira metade do século XX, mais precisamente, no período de 1916 a 1945, tendo em vista a forma como foi articulado o processo de formação dos professores à luz dos princípios de renovação educacional, pois foi neste período que se visualizou a presença desse ideário na legislação goiana e no discurso da elite política do Estado. No plano específico, pretendeu-se identificar a organização da instrução pública primária brasileira e goiana na primeira metade do século XX; verificar os princípios do movimento renovador da instrução pública primária no discurso da elite política e na legislação escolar goiana; e compreender o processo de formação dos professores goianos no âmbito do movimento renovador da educação. O corpus documental se constitui de discursos e mensagens presidenciais, programas e regulamentos do ensino primário, leis e decretos do período, artigos de jornal, ofícios e relatórios, bem como a Revista de Educação goiana. Nesta pesquisa, os documentos analisados foram lidos à luz dos referenciais teóricos e metodológicos da História Cultural. Portanto, foi possível perceber que Goiás, mesmo com os problemas decorrentes de sua extensão territorial, não ficou à margem do progresso quanto ao processo educacional. Isso foi verificado por meio das fontes que o Estado acompanhou o debate nacional e procurou se colocar na mesma estatura das realizações de outros estados. Sendo assim, as fontes dão indícios que Goiás, com suas peculiaridades empreendeu a reforma da instrução pública de acordo com os princípios do movimento renovador da educação, os quais se manifestaram principalmente por meio da legislação do ensino e processos de formação de professores para que fossem capazes de propagar as ideias da renovação da educação
Abstract: This dissertation aims to study the renovating movement of primary public education and teacher education in Goiás in the first half of the 20th century. The pertinence of this study is anchored to the perception that the historical processes that characterized this period can be seen in the deep and remarkable disquiet in the social, political and economic field, which provoked the transition from an agrarian to an urban and industrial society. Given this context, the guiding question of this research is to verify how the ideals of a renewed education were present in the renovating movement of primary public education and in the education of teachers in the State of Goiás. Consequently, in the search to discover the process of dissemination of the renovating movement of education in Goiás, as a proposal for educational renewal, we investigate actions that have facilitated the incorporation of renovating presuppositions in the education of Goiás. Based on these ideas, we questioned: Who were the subjects involved in the process of dissemination and implantation of the renovating movement of education in Goiás? How was the renovating movement outlined in primary public education in the State of Goiás? What means were used to propagate this movement? How did this propagation occur? How was the formation of the teachers of Goiás designed in the context of the renewal of education in the State? As a general objective, we sought to historically analyze the presence of the renovating movement in primary public education in Goiás in the first half of the twentieth century, more precisely, from 1916 to 1945, taking into consideration the way in which the process of teacher education was articulated in the light of the principles of the educational renewal, since it was during this period that the presence of this ideology was visualized in the legislation of Goiás and in the discourse of the political elite of the State. Specifically, our intention was to identify the organization of primary public instruction in Brazil and Goiás in the first half of the twentieth century; to verify the principles of the renovating movement of primary public education in the discourse of the political elite and in the school legislation of Goiás; and to understand the process of education of teachers from Goiás in the context of the educational reform movement. The documentary corpus consists of speeches and presidential messages, primary education programs and regulations, laws and decrees from that period, newspaper articles, letters and reports, as well as the Journal of Education in Goiás. In this research, the analyzed documents were read in light of the theoretical and methodological references of Cultural History. Therefore, it was possible to perceive that Goiás, even with the problems arising from its large territory, was not left out of the progress regarding the educational process. It was verified through the sources that the State followed the national debate and sought to place itself in the same stature of the achievements of other states. Thus, the sources give indications that Goiás, with its peculiarities, undertook the reform of public education in accordance with the principles of the educational renovating movement, which were manifested mainly through the teaching legislation and teacher education processes in order to be capable of propagating the ideas of the renewal of education
Palavras-chave: História da Educação. Instrução primária. Reforma educacional. Movimento renovador da educação em Goiás. Formação de professores
History of Education. Primary education. Educational reform. Renovating movement. Teacher education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Camargo, Kênia Guimarães Furquim. O movimento renovador da instrução pública primária e a formação de professores em Goiás na primeira metade do Século XX. 2019. 166f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4369
Data de defesa: 13-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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