Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4375
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação, corpo e sensibilidades: desvelando os sentidos do corpo nos espaços escolares
Título(s) alternativo(s): Education, body and sensitivities: unveiling the senses of the body in school spaces
Autor: Souza, Weyber Rodrigues de 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Dallago, Saulo Germano Sales
Terceiro membro da banca: Leal, Cristyane Batista
Resumo: A presente pesquisa, vinculado a linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, tem por finalidade desvelar o sentido e significado da educação do corpo ministrado pela escola, apresentando o Teatro do Oprimido de Augusto Boal como uma possibilidade de educação do corpo com condições mais favoráveis para o despertar de novas sensibilidades. Considerando o corpo como lugar de pesquisa e investigação em diferentes áreas do conhecimento humano, o referido trabalho se apropriou das ideias de cinco autores principais, a saber: Foucault (1987); Duarte Junior (2000); Boal (2009); Le Breton (2010); e Surdi (2018). Em relação aos procedimentos de pesquisa, o referido trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica; a etnofotografia; a autobiografia; e a observação. Desse modo, a presente pesquisa está organizada em quatro capítulos. O primeiro capítulo realiza um balanço sobre a produção científica nos Programas de PósGraduação em Educação acerca da temática corpo na escola. O segundo capítulo apresenta uma discussão teórica a respeito do corpo na escola com a finalidade de anunciar um panorama da educação do corpo e das sensibilidades realizado pela escola a partir do olhar de diferentes autores da área da educação. O terceiro capítulo descreve os dados imagéticos e dialoga com os autores tomados como referência nesta pesquisa. O quarto capítulo discorre sobre o teatro como uma possibilidade de educação do corpo na escola, tomando como ponto de partida a teoria do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Por fim, os resultados demonstram que as escolas desenvolvem poucas atividades pedagógicas, onde o corpo seja o centro de todo o processo de aprendizagem escolar. Dificilmente considera-se o corpo escolarizado como um produtor de culturas, sensibilidades, saberes e fazeres.
Abstract: The purpose, linked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes, of this research is to unfold the meaning of embodied learning and how its taught at school, by presenting Augusto Boal’s Theater of the Oppressed as an opportunity of embodied learning with suitable conditions to get different sensations. To consider the body as an instrument of research and investigation in different areas of knowledge, this study was based on ideas from five main authors, such as: Foucault (1987); Duarte Junior (2000); Boal (2009); Le Breton (2010); and Surdi (2018). By this reason, four procedures were used to set the analysis, such as: bibliographic research, ethnography; biography and observation. Consequently, this research was structured in four chapters. The first chapter sets a balance of scientific studies about the embodied learning on Programas de Pós- Graduação em Educação (Post- Graduation Course in Education). The second chapter delivers theoretical background on embodied learning at school, to discuss this theme and its sensations considering the school environment and the theory discussed by different authors from Education studies. The third chapter describes visual data and establishes an intersection with the main authors used as reference in this study. At the end, the last chapter discusses theater as an option of embodied learning at school, using the Theater of the Oppressed by Augusto Boal as start. The results demonstrated how schools develop few pedagogical activities. It is hardly considered the body as a producer of cultures, sensitivities, knowledge and doing
Palavras-chave: Educação, Corpo, Sensibilidade, Teatro Escolar.
Education, Body, Embodied learning, Sensations, Educational theatre
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Souza, Weyber Rodrigues de. Educação, corpo e sensibilidades: desvelando os sentidos do corpo nos espaços escolares. 2019. 139 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4375
Data de defesa: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Weyber Rodrigues de Souza.pdf4,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.