Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4376
Tipo do documento: Tese
Título: As relações entre ciência e tecnologia no ensino de ciências da natureza
Título(s) alternativo(s): The relations between science and technology in the teaching of natural sciences
Autor: Oliveira, Natalia Carvalhaes de 
Primeiro orientador: Peixoto, Joana
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Terceiro membro da banca: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Quarto membro da banca: Guimarães, Simone Sendin Moreira
Resumo: Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Teorias da Educação e Processos Pedagógicos”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A intenção principal é compreender a submissão da ciência à tecnologia na contemporaneidade e sua objetivação no ensino de Ciências da Natureza. Esse objetivo foi constituído a partir da necessidade de compreensão histórica da referida submissão e da forma como o ensino de Ciências contribui para tal cenário, o que demanda conhecer o tratamento dado pela área a tais elementos. A presente tese é pautada teoricamente no materialismo histórico-dialético enquanto método de investigação (MARX, 2008, 2011a, 2011c; MARX e ENGELS, 2007; KOPNIN, 1978; KOSIK, 1976) e apresenta caráter bibliográfico (RAMOS VOSGERAU e ROMANOWSKI, 2014; SAVIANI, 2007a). Esse método permite compreender as imbricações entre ciência, tecnologia e o processo de constituição das bases materiais da sociedade como fundamentos explicativos para a emergência da tecnologia como questão importante para a área de Ciências da Natureza, cuja adoção nos processos didáticopedagógicos deve ser investigada para além do que é dado de forma aparente. Nesse sentido, foi construído um corpus de pesquisa com 120 artigos relacionados ao uso de tecnologias no ensino de Ciências, publicados em revistas de relevância histórica para a área. A análise desse corpus se baseou nas concepções de educação de Saviani (2012b, 2013a), de ciência de Lefebvre (1991) e de tecnologia de Feenberg (2010) e Peixoto (2008, 2012, 2016). O corpus indica que a produção que se refere prioritariamente ao ensino está focada na prática e distanciada da teoria. Há pouca discussão do referencial teórico e epistemológico sobre ciência e tecnologia, filiando-se, em sua maioria, à lógica formal. O uso de tecnologias é abordado principalmente de forma tecnocentrada, refletindo o cenário da racionalidade instrumental que pauta a sociedade capitalista. O percurso lógico e histórico da ciência e da tecnologia, quando associado à constituição das Ciências da Natureza, evidencia que a produção do conhecimento se relaciona às demandas econômicas ao longo da história. Na sociedade capitalista contemporânea, isso culmina na submissão da ciência à tecnologia, quando o conhecimento científico é tratado como uma força produtiva a serviço do desenvolvimento tecnológico que expressa uma objetivação de acumulação do capital. Durante as análises, percebeu-se que o ensino de Ciências corrobora esse quadro de submissão, pois reproduz as condições estruturais da divisão social de classes. Essa perspectiva é constituída historicamente na educação brasileira, cujas políticas expressam um viés neoliberal e tecnicista, privilegiando a formação para o mercado e a instrumentalidade em detrimento da formação humana (SAVIANI e DUARTE, 2010). O corpus e os documentos norteadores também expressam a submissão da ciência à tecnologia ao tratá-la como mercadoria, afirmando, assim, o projeto de sociedade burguesa que corrobora a manutenção das desigualdades e da alienação. Para a transformação do quadro vigente, a compreensão dialética da realidade impõe o tratamento do ensino de Ciências em uma perspectiva contra-hegemônica, na qual a educação é um instrumento de superação da condição vigente e na promoção de uma mudança estrutural para além do capital
Abstract: This research is bound to the line Theories of Education and Pedagogical Processes in the Post-Graduation Program in Education at Pontifícia Universidade Católica de Goiás. It has as aim to understand the submission of science to technology in contemporary times and its objectification in the teaching of Natural Sciences. This objective was constituted from the need for historical understanding of this submission and the way science teaching can support such environment, which demands knowing the treatment given by the area to such elements. This thesis is based on historical-dialectical materialism as a research method (MARX, 2008, 2011a, 2011c; MARX and ENGELS, 2007; KOPNIN, 1978; KOSIK, 1976) and it presents bibliographic character (RAMOS VOSGERAU and ROMANOWSKI, 2014; SAVIANI, 2007a). This method allows us to understand the implications between science, technology and the process of constitution of the material bases of society as explanatory foundations for the emergence of technology as an important issue for the area of Natural Sciences, which adoption in didactic-pedagogical processes should be investigated beyond the visible aspects. In this way, a research corpus was built with 120 articles related to the use of technologies in science teaching, published in journals of historical relevance for the area, whose analysis was based on the conceptions of education by Saviani (2012b, 2013a), science by Lefebvre (1991) and technology by Feenberg (2010), Peixoto (2008, 2012, 2016). The corpus indicates that production refers primarily to teaching, it is focused on practice and distanced from theory. There is little discussion about the theoretical and epistemological framework on science and technology, so they are mostly affiliated to formal logic. The use of technologies is mainly approached in a technocentered manner, reflecting the scenario of instrumental rationality that guides the capitalist society. The logical and historical course of science and technology, as it is associated with the constitution of the Natural Sciences, shows that the production of knowledge is related to economic demands throughout history. In contemporary capitalist society, this leads to the submission of science to technology, in which scientific knowledge is treated as a productive force in the service of technological development, which expresses an objectification of capital accumulation. From this point of view, science education corroborates this framework of submission, since it reproduces the structural conditions of the social division of classes. This perspective is historically constituted in brazilian education, which policies express a neoliberal and technicist tendency, giving privilege to the market formation and instrumentality over human formation (SAVIANI and DUARTE, 2010). The corpus and the guiding documents also express the submission of science to technology by treating them as commodities, thus affirming the project of bourgeois society that supports the maintenance of inequalities and alienation. For the transformation of the current framework, the dialectical understanding of reality imposes the treatment of science teaching in a counterhegemonic perspective, in which education is an instrument of overcoming the current condition and promoting a structural change beyond capital
Palavras-chave: Tecnologia e educação. Educação e luta de classes. Teoria e prática. Objetivação. Ensino de Ciências
Technology and education. Education and classes fight. Theory and practice. Objectification. Science teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Oliveira, Natalia Carvalhaes de. As relações entre ciência e tecnologia no ensino de ciências da natureza. 2019. 306 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4376
Data de defesa: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalia Carvalhaes de Oliveira.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.