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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professoras negras: narrativas e memórias dos percursos escolares e de formação
Título(s) alternativo(s): Black teachers: narratives and memories of school and training pathways
Autor: Santos, Rosilda Campelo dos 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Gomes, Marcilene Pelegrine
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como tema a trajetória profissional e de formação de mulheres negras e professoras negras. Tendo como objetivo geral Identificar a trajetória de vida das professoras negras, suas narrativas e memória e como objetivos específicos Inventariar a trajetória de vida das professoras negras a partir das narrativas, bem como contribuir com a escrita da história e memória das professoras negras que atuaram e ou atuam nas de escolas de Goiânia. A metodologia utilizada baseia-se na história oral, empregada na pesquisa qualitativa, que se distingue, pela possibilidade, e um procedimento de troca entre entrevistador e entrevistado. Ressalta-se que na história oral o principal foco está nos depoimentos orais com todas as suas particularidades. Cabe ressaltar ainda que o interesse em utilizar essa metodologia visou privilegiar as vivências das professoras negras e suas trajetórias de vida, sua história e seu cotidiano. Essas trajetórias possuem especialidades e uma especificidade de elementos que remetem às memórias comuns de outras mulheres professoras negras. Destacar suas formas de ver a vida são próprias, mas, ocorrem em um contexto, cujas diversas limitações são comuns a todas as professoras negras. E dentre elas, o preconceito racial. O critério de escolha dos sujeitos para participar da pesquisa ocorreu de maneira a contemplar a necessidade proposta pela pesquisa: serem docentes e afirmar-se como negras. De forma geral, as professoras negras entrevistadas expuseram concepções e opiniões acerca do racismo, preconceito, inferiorização, desvalorização, desigualdades econômicas, trajetória escolar, acadêmica, a aparência feminina, desigualdade de gênero, trabalho, protagonismo, resistência e o empoderamento que fundamentaram as categorias das narrativas, bem como as experiências de vida neste percurso escolar e de formação. Nas considerações finais, a pesquisadora traz os resultados no intuito de apresentar as nãorespostas, mas, sim, os desafios que reafirmam a necessidade da importância do objeto de pesquisa, bem como a necessidade de ampliar os estudos teóricos na área. É nessa perspectiva de diálogo que essa dissertação se apresenta aos seus leitores: examinar a relevância e as conquistas das mulheres, quanto ao seu papel, principalmente em nossa sociedade, campo de grandes lutas e reivindicações por direitos civis, políticos e sociais para apreendermos os papéis sociais conferidos a elas. Ressalta-se que há muito a se pesquisar sobre o tema. Porém, um destaque ao processo de pesquisa que propiciou à pesquisadora um processo social de construção identitária, de resistência política, de reflexão, formação/autoformação, de (re)significação, de atitudes com fatos narrados pelas protagonistas. Elas trouxeram/revelaram uma grandeza quando narraram sua própria história de vida, e de saberes e significados, até então silenciadas, mas que acreditam que a educação (assim como esta pesquisadora) despontam-se como caminho propício para a busca de instrumentos para superar e fortalecer o empoderamento da mulher, mulher negra e profissional
Abstract: The work presented here has as its theme the professional trajectory and formation of black women and black teachers. Having as a general objective to identify the life trajectory of black teachers, their narratives and memory and as specific objectives To inventory the life trajectory of black teachers from the narratives, as well as to contribute to the writing of the history and memory of the black teachers who acted and or work in schools in Goiânia.The methodology used is based on oral history, used in qualitative research, which is distinguished by the possibility and an exchange procedure between interviewer and interviewee. It is noteworthy that in oral history the main focus is on oral statements with all their particularities. It is also noteworthy that the interest in using this methodology aimed to privilege the experiences of black teachers and their life trajectories, their history and their daily lives. These trajectories have specialties and a specificity of elements that refer to the common memories of other black women teachers. Highlighting their ways of seeing life are their own, but they occur in a context whose various limitations are common to all black teachers. And among them, racial prejudice. The criterion of choosing the subjects to participate in the research occurred in order to contemplate the necessity proposed by the research: to be teachers and assert themselves as black. In general, the black teachers interviewed exposed conceptions and opinions about racism, prejudice, inferiority, devaluation, economic inequalities, school, academic trajectory, female appearance, gender inequality, work, protagonism, resistance and empowerment that underlie the categories. narratives, as well as life experiences in this school and training path. In the final considerations, the researcher presents the results in order to present the non-answers, but rather the challenges that reaffirm the need for the importance of the research object, as well as the need to expand the theoretical studies in the area. It is in this perspective of dialogue that this dissertation presents itself to its readers: examine the relevance and achievements of women, regarding their role, especially in our society, field of great struggles and claims for civil, political and social rights to grasp the roles conferred on them. It is emphasized that there is much to research on the subject. However, a highlight to the research process that provided the researcher with a social process of identity construction, political resistance, reflection, formation / self-formation, (re) meaning, attitudes with facts narrated by the protagonists. They brought / revealed a greatness when they narrated their own life story, and of knowledge and meanings, hitherto silenced, but which believe that education (as this researcher) is emerging as a conducive way for the search for tools to overcome and strengthen the empowerment of women, black women and professionals
Palavras-chave: Educação. Memórias. História. Mulher negra. Professoras
Education. Memoirs. Story. Black woman.Teachers
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Santos, Rosilda Campelo dos. Professoras negras: narrativas e memórias dos percursos escolares e de formação. 2019. 109 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4398
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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