Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4718
Tipo do documento: Tese
Título: A história intelectual de Dom Fernando Gomes dos Santos e o seu papel formativo com o clero diocesano, religiosos e leigos na arquidiocese de Goiânia (1962-1985)
Título(s) alternativo(s): The intellectual history of Dom Fernando Gomes dos Santos and his formative role with the diocesan clergy, religious and laity in the Archdiocese of Goiânia (1962-1985)
Autor: Silva, Ronaldo Manoel da 
Primeiro orientador: Duarte, Aldimar Jacinto
Primeiro membro da banca: Duarte, Aldimar Jacinto
Segundo membro da banca: Gonzaga, Agnaldo Divino
Terceiro membro da banca: Ferreira, Paulo Sérgio Catanheide
Quarto membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Quinto membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: Este trabalho se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Tem aderência ao grupo de pesquisa 'Juventude e Educação' cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e se integra ao projeto de pesquisa intitulado: 'Diversidade Cultural e Educação - Juventudes, Participação Política, Organizações e Movimentos Sociais no Século XXI'. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a história intelectual de Dom Fernando Gomes dos Santos e sua prática educativa na formação do clero diocesano, de religiosos e de leigos no período compreendido entre 1962 a 1985, quando atuou como arcebispo de Goiânia. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: qual o papel de Dom Fernando Gomes dos Santos enquanto intelectual do campo religiosos e sua prática educativa na formação do clero diocesano, de religiosos e de leigos no período de (re) configuração da relação Igreja, estado e sociedade entre o período de 1962 a 1985? O trabalho concentrou-se na análise do discurso e da prática de Dom Fernando e orientou-se, teórica e metodologicamente, pela História Intelectual e o conceito de Intelectual Orgânico em Gramsci (2001). Para obtenção dos dados da pesquisa realizou-se uma pesquisa documental em torno dos escritos de Dom Fernando, e utilizou-se da análise de intérpretes desse intelectual. Concluise que Dom Fernando se caracteriza contraditoriamente como um intelectual orgânico da Igreja Católica. Enquanto intelectual orgânico compôs o bloco histórico de reafirmação da Igreja naquele determinado contexto histórico. Mas, contraditoriamente, também um intelectual que se colocou na militância por uma nova forma de ver e de explicar o mundo, com posições definidas na construção de uma nova sociedade. A história intelectual de Dom Fernando Gomes dos Santos, enquanto arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, pode ser considerada como práxis educativa libertadora na formação política de padres, religiosos e leigos, valendo-se do conteúdo teórico trabalhado nesta tese. Com essa referência teórica histórica, conclui-se de que Dom Fernando, fruto de seus condicionamentos, foi intelectual de práxis educadora libertadora que contribuiu na formação do clero diocesano, de religiosos e de leigos na justa e solidária construção da sociedade
Abstract: This work is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás, in the Research Line: Education, Society and Culture. It adheres to the research group 'Youth and Education' registered with the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and is part of the research project entitled: 'Cultural Diversity and Education - Youth, Political Participation, Organizations and Social Movements in the 21st Century '. The general objective of the research was to investigate the intellectual history of Dom Fernando Gomes dos Santos and his educational practice in the formation of the diocesan clergy, religious and lay people in the period between 1962 and 1985, when he served as Archbishop of Goiânia. It starts with the following research problem: what is the role of Dom Fernando Gomes dos Santos as an intellectual in the religious field and his educational practice in the formation of the diocesan clergy, religious and laity in the period of (re)configuration of the relationship between Church and State and society between the period 1962 to 1985? The work focused on the analysis of Dom Fernando's discourse and practice and was guided, theoretically and methodologically, by Intellectual History and the concept of Organic Intellectual in Gramsci (2001). To obtain the research data, a documentary research was carried out on the writings of Dom Fernando, and the analysis of interpreters of this intellectual was used. It is concluded that Dom Fernando is contradictorily characterized as an organic intellectual of the Catholic Church. As an organic intellectual he composed the historical block of reaffirmation of the Church in that particular historical context. But, contradictorily, he was also an intellectual who was active in militancy for a new way of seeing and explaining the world, with defined positions in the construction of a new society. The intellectual history of Dom Fernando Gomes dos Santos, as archbishop of the Archdiocese of Goiânia, can be considered a liberating educational praxis in the political formation of priests, religious and lay people, making use of the theoretical content worked on in this thesis. With this historical theoretical reference, it is concluded that Dom Fernando, as a result of his conditioning, was an intellectual of liberating educating praxis who contributed to the formation of the diocesan clergy, religious and lay people in the fair and solidary construction of society
Palavras-chave: Dom Fernando. Intelectual Orgânico. Processos Formativos
Don Fernando. Organic Intellectual. Formative Processes
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Silva, Ronaldo Manoel da. A história intelectual de Dom Fernando Gomes dos Santos e o seu papel formativo com o clero diocesano, religiosos e leigos na arquidiocese de Goiânia (1962-1985). 2021. 237 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4718
Data de defesa: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronaldo Manoel da Silva.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.