Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4747
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Robótica pedagógica nos programas de pós-graduação em educação do Brasil: um retrato em movimento |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical robotics in postgraduate education programs in Brazil: a portrait in motion |
Autor: | Madureira, Luso Soares |
Primeiro orientador: | Peixoto, Joana |
Primeiro membro da banca: | Peixoto, Joana |
Segundo membro da banca: | Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo |
Terceiro membro da banca: | Mello , Diene Eire de |
Quarto membro da banca: | Miranda, Made Júnior |
Quinto membro da banca: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Resumo: | Esta pesquisa é vinculada à linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás. Tem como objetivo caracterizar a produção acadêmica sobre robótica pedagógica dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação do Brasil. Para alcançar tal objetivo, optamos por uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006; VOSGERAU, ROMANOWSKI, 2014). O corpus de pesquisa foi organizado com base nas teses e dissertações produzidas, acerca da temática de estudo, nos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, tendo como fonte o Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes. O corpus é constituído por 36 teses e dissertações. A presente tese está fundamentada teoricamente numa matriz de cunho epistemológico que propiciou uma reflexão problematizadora em relação ao artefato robótico pedagógico. Para a discussão das concepções de técnica e tecnologia, tomamos como referência Vieira Pinto (2005a, 2005b, 2008, 2020a, 2020b). No que diz respeito aos efeitos sociais de tecnologias, nos embasamos em Feenberg (2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2010e, 2012). Para compreendermos as relações entre tecnologias e educação, tomamos como base Peixoto (2008, 2012, 2015, 2016). Duas unidades de análise emergiram do corpus desta pesquisa: a) padronização no uso do artefato robótico pedagógico em prol de resultados positivos; b) busca por resultados positivos através das funcionalidades do artefato robótico. Os resultados demonstram que o tratamento das relações entre tecnologias e educação na produção acadêmica sobre robótica pedagógica oscila entre uma visão tecnocentrada instrumental e determinista |
Abstract: | This study is linked to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education - PPGE at PUC Goiás. It aims to characterize the academic production on pedagogical robotics of stricto sensu graduate programs in education at Brazil. To achieve this objective, we opted for a search of the Knowledge State type (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006; VOSGERAU, ROMANOWSKI, 2014). The research corpus was organized based on the theses and dissertations produced, on the subject of study, in graduate programs in Education in Brazil, having as source the Capes Digital Bank of Theses and Dissertations. The corpus consists of 36 theses and dissertations. The present thesis is theoretically based on an epistemological matrix that provided a problematizing reflection in relation to the pedagogical robotic artifact. For the discussion of the conceptions of technique and technology, we take as reference Vieira Pinto (2005a, 2005b, 2008, 2020a, 2020b). With regard to the social effects of technologies, we were based in Feenberg (2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2010e, 2012). To understand the relationship between technologies and education, we take as a base Peixoto (2008, 2012, 2015, 2016). Two units of analysis emerged from the corpus of this research: a) standardization in the use of the pedagogical robotic artifact in favor of positive results; b) search for positive results through the functionalities of the robotic artifact. The results show that the treatment of the relations between technologies and education in academic production on pedagogical robotics oscillates between an instrumental and deterministic technocentric view |
Palavras-chave: | Epistemologia da técnica e da tecnologia. Robótica Pedagógica. Determinismo tecnológico. Instrumentalismo. Epistemology of technique and technology. Pedagogical Robotics. Technological determinism. Instrumentalism |
Área(s) do CNPq: | Ciencias Humanas: Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Madureira, Luso Soares. Robótica pedagógica nos programas de pós-graduação em educação do Brasil: um retrato em movimento. 2021. 193 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4747 |
Data de defesa: | 16-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luso Soares Madureira.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.