Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4753
Tipo do documento: Dissertação
Título: História e memória das escolas rurais: a educação de jovens e adultos no município de Santana do Araguaia/PA
Título(s) alternativo(s): History and memory of rural schools: youth and adult education in the municipality of Santana do Araguaia/PA
Autor: Costa, Fábio Alves da 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Segundo membro da banca: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Terceiro membro da banca: Poletto, Lizandro
Resumo: A presente dissertação, pela perspectiva da História Cultural, aborda estudos e reflexões norteadas sobre a História e Memória da Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Rurais de Santana do Araguaia/PA. O objetivo da pesquisa centra-se em analisar a trajetória da educação escolar rural de Santana do Araguaia com destaque para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O percurso metodológico realizou-se por meio da história oral, de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, utilizando como técnica de recolha de dados fontes primárias como documentos referente à formação da cidade e entrevistas com sujeitos que estão diretamente vinculados com o processo de formação da escola rural tendo como base a modalidade da EJA. A pesquisa faz uma abordagem das práticas educativas vividas em uma das escolas rurais, trazendo a forma de trabalho em sala de aula de um Professor da Educação de Jovens e Adultos, bem como o comportamento dos alunos diante das turmas multisseriadas. O trabalho traz um breve histórico da cidade de Santana do Araguaia e das três principais escolas da zona rural que trabalham com a educação de jovens e adultos. A pesquisa aconteceu por meio de averiguações como entrevistas narrativas, fontes orais e histórias de vida registradas em acervos próprios ou comuns a todos, como trabalhos de conclusões de cursos e outras fontes favoráveis ao processo. A metodologia utilizada baseou-se na história oral com abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, utilizando como técnica de recolha de dados, entrevistas e histórias de vidas registradas em acervos próprios. Esta pesquisa poderá colaborar para o surgimento de outras pesquisas em nosso município. O foco está nas entrevistas narrativas orais com todas as suas particularidades, bem como registros de outras fontes, que contribuíram com a investigação. Considera-se que a educação de jovens e adultos precisa continuar com seu papel formador por meio das escolas rurais de Santana do Araguaia/PA, contribuindo assim com o desenvolvimento das políticas educacionais de nosso país
Abstract: This dissertation, from the perspective of Cultural History, addresses studies and reflections on the History and Memory of Youth and Adult Education in Rural Schools in Santana do Araguaia/PA. The objective of the research focuses on analyzing the trajectory of rural school education in Santana do Araguaia, with emphasis on the modality of (EJA). The methodological path was carried out through oral history, with a qualitative approach, with an exploratory objective, using as a data collection technique primary source such as documents relating to the formation of the city and interviews with subjects who are directly linked to the process of formation of the rural school based on the EJA modality. The research approaches the educational practices experienced in one of the rural schools, bringing the way of work in the classroom of a Teacher of Youth and Adult Education, as well as the behavior of students in relation to multigrade classes. The work provides a brief history of the city of Santana do Araguaia and the three main schools in the rural area that work with youth and adult education. The research took place through inquiries such as testimonies, interviews, oral sources and life stories recorded in their own or common collections, such as course conclusion works and other sources favorable to the process. The methodology used was based on oral history and qualitative research. The focus is on oral statements with all their particularities. We privilege the experiences of people who were part of the formation of the municipality of Santana do Araguaia-PA, highlighting their ways of seeing life in a historical context that has limitations as to the written record. We hope to reaffirm the need to expand theoretical studies in the area of youth and adult education through the perspective of recording and historical memory
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, história oral, escolas rurais.
Youth and Adult Education, Oral History, Rural Schools
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Costa, Fábio Alves da. História e memória das escolas rurais: a educação de jovens e adultos no município de Santana do Araguaia/PA. 2021. 109 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4753
Data de defesa: 29-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fábio Alves da Costa.pdf8,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.