Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Geraldo Mateus de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445557074666487eng
dc.contributor.advisor1Duarte, Aldimar Jacinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046eng
dc.contributor.referee1Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694eng
dc.contributor.referee2Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021eng
dc.contributor.referee3Machado, Maria Margarida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133555536143694eng
dc.contributor.referee4Oliveira, Ivanilde Apoluceno de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486192420682817eng
dc.date.accessioned2022-11-04T12:16:35Z-
dc.date.issued2022-09-08-
dc.identifier.citationSÁ, Geraldo Mateus de. História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais. 2022. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863-
dc.description.resumoEste trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. A pesquisa teve como objeto de estudo e de investigação a história intelectual de Paulo Freire. Para tanto, fez-se uma análise do contexto histórico nacional e regional em que eventos históricos, realidade econômica, política, social e cultural foram considerados incisivos na formação intelectual deste educador. Evidenciaram-se as principais interlocuções e influências que culminaram na constituição de todo o sistema de pensamento freiriano, mediado pelas influências de diferentes segmentos da política, da cultura, da filosofia etc. A problemática que moveu tal análise consistiu no seguinte questionamento: como a noção de liberdade e de ética, peculiar ao constructo teórico da pedagogia da libertação, constitui condição e possibilidade do ser mais no pensamento de Paulo Freire? A fim de responder essa questão, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, condizentes com as diretrizes epistêmico-metodológicas da História dos Intelectuais, mais especificamente do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (1940-). Assim, foi possível concluir que, no constructo teórico de Paulo Freire, tanto a liberdade quanto a ética são condições indissociáveis do ser mais. E, por fim, entendeu-se que tais categorias de análise constituem uma trilogia basilar de todo o sistema filosófico e pedagógico freiriano.eng
dc.description.abstractThis work is part of the Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, in the Research Line: Education, Society, and Culture. The study aimed to investigate and explore the intellectual history of Paulo Freire. For this, an analysis was made of the national and regional historical context in which historical events and economic, political, social, and cultural realities were considered decisive in the intellectual formation of this educator. The main connections and influences that culminated in the creation of the entire system of Freire's thought, influenced by different segments of politics, culture, philosophy, etc., were highlighted. The question that inspired this analysis was the following: how does the notion of freedom and ethics, specific to the theory of liberation pedagogy, constitute the condition and possibility of being more in Paulo Freire's thought? To answer this question, we used bibliographic research in primary and secondary sources, consistent with the epistemic-methodological guidelines of the History of Intellectuals, and specifically the linguistic context of Quentin Skinner (1940-). It was possible to conclude that, in Paulo Freire's theoretical construct, both freedom and ethics are inseparable conditions of being more. And, finally, it was understood that these categories of analysis constitute a basic trilogy of the Freirean philosophical and pedagogical system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Taina Catenassi Santos Nobrega ([email protected]) on 2022-11-04T12:16:34Z No. of bitstreams: 1 Geraldo Mateus de Sá.pdf: 1413921 bytes, checksum: 257176cb288cd2673bd3bc05b0d5fea5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-04T12:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geraldo Mateus de Sá.pdf: 1413921 bytes, checksum: 257176cb288cd2673bd3bc05b0d5fea5 (MD5) Previous issue date: 2022-09-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15864/Geraldo%20Mateus%20de%20S%c3%a1.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectHistória intelectualpor
dc.subjectLiberdade/ética/ser maispor
dc.subjectIntellectual historyeng
dc.subjectFreedom/ethics/being moreeng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.titleHistória intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser maiseng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geraldo Mateus de Sá.pdfTexto completo1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.