Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorÁvila, Eloisa Aparecida da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5616991366923433eng
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814eng
dc.contributor.referee1Miranda Júnior, Made-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876eng
dc.contributor.referee2Souto, Leonardo Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718183911163124eng
dc.contributor.referee3Malaquias, Arianny Grasielly Baião-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0953602795078221eng
dc.date.accessioned2023-08-31T19:53:21Z-
dc.date.issued2022-02-19-
dc.identifier.citationÁVILA, Eloisa Aparecida da Silva. A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. 2022. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2022.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941-
dc.description.resumoEste trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolareseng
dc.description.abstractEste trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolareseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-08-31T19:53:21Z No. of bitstreams: 1 Eloisa Aparecida da Silva Ávila.pdf: 3756805 bytes, checksum: 8a047354ee59e0ca346851f1de2d2750 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-31T19:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eloisa Aparecida da Silva Ávila.pdf: 3756805 bytes, checksum: 8a047354ee59e0ca346851f1de2d2750 (MD5) Previous issue date: 2022-02-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16187/Eloisa%20Aparecida%20da%20Silva%20%c3%81vila.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDesenvolvimento humano.por
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectFormação de conceitospor
dc.subjectTeoria Histórico-culturalpor
dc.subjectCálculo de volumepor
dc.subjectHuman developmenteng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectConcept formationeng
dc.subjectCultural-historical theoryeng
dc.subjectVolume calculationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleA formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydoveng
dc.title.alternativeThe formation of the concept of volume calculation in an activity proposal from the perspective of Davydov's developmental teachingeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eloisa Aparecida da Silva Ávila.pdfTexto Completo3,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.