Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vanusa Batista de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993856921078383eng
dc.contributor.advisor1Miranda, Made Junior-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876eng
dc.contributor.referee1Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814eng
dc.contributor.referee2Carvalhaes, Wesley Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8551744146787993eng
dc.date.accessioned2023-10-17T18:51:11Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vanusa Batista de. Discussões das práticas avaliativas em turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Goiânia e os depoimentos dos docentes sob o olhar das concepções de cunho histórico-cultural. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4960-
dc.description.resumoEsta dissertação vincula-se à linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. O tema da pesquisa discute sobre as avaliações internas e externas na percepção dos professores que atuam no 9º ano em uma escola da rede pública estadual de Goiânia, tendo como referência teórica a Teoria Histórico-Cultural (THC). A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa campo na qual aplicamos entrevistas com os professores que atuam nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em um colégio estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela necessidade em dar continuidade com as discussões e reflexões sobre o tema, que se evidenciou no seguinte problema de pesquisa: quais aproximações e distanciamentos podem ser relacionados às práticas avaliativas cotidianas nos diversos componentes curriculares nas turmas de 9º ano? O campo escolhido para amostragem foi uma escola da Rede Estadual de Educação de Goiânia. O objetivo geral deste estudo é investigar sobre aproximações e distanciamentos relacionados às práticas avaliativas cotidianas de professores que atuam nas turmas em uma escola da rede Estadual de Goiânia com os pressupostos da THC. Os objetivos específicos são os seguintes: compreender o que trata os documentos oficiais, leis, resoluções e portarias referentes à avaliação educacional; estabelecer aproximações e distanciamentos a partir de pressupostos sobre a avaliação dos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (THC); analisar os dados coletados na entrevista a partir do estudo evidenciado. A metodologia da pesquisa se estabeleceu a partir do estudo exploratório de revisão bibliográfica, de natureza documental, e da aplicação de entrevista para análise da pesquisa. Foram considerados os fatos históricos utilizados nesta pesquisa e a base histórica que perpassa as lutas e os desafios travados para a melhoria da educação, em busca de qualidade e desenvolvimento de práticas avaliativas consolidadas no decorrer da história, verificada por meio da pesquisa documental. Diante dos resultados, pode-se considerar que compreendendo a proposta da THC e confrontando com o processo avaliativo aplicado na instituição campo, ela sofre interferências dos organismos multilaterais. Na percepção dos professores entrevistados, o que mais ficou acentuado em suas falas foi a falta de autonomia para gerir o processo de avaliação, o qual continua excludente e voltado a ranqueamentos. Desse modo, por mais que os professores tentem inovar suas práticas avaliativas, estão amarrados pelo sistema e precisam cumprir os direcionamentos propostos e impostos pela Secretaria de Educação (SEDUC), no cumprimento de metas. Durante a realização das entrevistas, em campo, notou-se que os professores nem sempre conseguem seguir um planejamento que direcione o trabalho para que os estudantes desenvolvam conceitos científicos, pautando-se em currículo mínimoeng
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes of the Graduate Program in Education at PUC Goiás. of the state public network of Goiânia, having as a theoretical reference the Historical-Cultural Theory (THC). The research was carried out through a bibliographical review and a field research in which we applied interviews with teachers who attend the 9th grade classes of Elementary School in a state school in Goiânia. The present study was motivated by the need to continue the discussions and reflections on the subject, which was evidenced in the following research problem: what similarities and differences can be related to the daily evaluation practices in the different curricular components in the 9th grade classes? The field chosen to accept was a school from the State Education Network of Goiânia. The general objective of this study is to investigate approximations and distances related to the daily evaluation practices of teachers who study in classes at a state school in Goiânia with THC budgets. The specific objectives are the following: to understand what the official documents, laws, norms and ordinances referring to educational evaluation are about; establish approximations and distances based on advice on the evaluation of Historical-Cultural Theory (THC) theorists; analyze the data collected in the interview from the evidenced study. The research methodology was established from the exploratory study of bibliographical review, of documental nature, and the application of interview for research analysis. We considered the historical facts used in this research and the historical basis that permeates the struggles and challenges faced for the improvement of education, in search of quality and development of consolidated evaluative practices throughout history, verified through documentary research. In view of the results, it can be considered that understanding the THC proposal and confronting it with the evaluation process applied in the field institution, it suffers interference from multilateral organizations. In the perception of the encouraged teachers, what was most accentuated in their speeches was the lack of autonomy to coordinate the evaluation process, which continues to be exclusionary and focused on rankings. Thus, as much as teachers try to innovate their assessment practices, they are bound by the system and need to comply with the guidelines proposed and imposed by the Department of Education (SEDUC), in meeting goals. During the interviews, in the field, it was noted that teachers are not always able to follow a plan that directs the work so that students develop scientific knowledge, based on the minimum curriculumeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-10-17T18:51:11Z No. of bitstreams: 1 Vanusa Batista de Oliveira.pdf: 6956936 bytes, checksum: 56dc0a3f94b3fdb3c83d4641b81865e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-17T18:51:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanusa Batista de Oliveira.pdf: 6956936 bytes, checksum: 56dc0a3f94b3fdb3c83d4641b81865e9 (MD5) Previous issue date: 2023-06-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16265/Vanusa%20Batista%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectPrática avaliativapor
dc.subjectEvaluation of chool learninseng
dc.subjectHistorical-cultural theoryeng
dc.subjectEvaluative practiceeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleDiscussões das práticas avaliativas em turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Goiânia e os depoimentos dos docentes sob o olhar das concepções de cunho histórico-culturaleng
dc.title.alternativeDiscussions of assessment practices in ninth-year elementary school classes at a state public school in Goiânia and the testimonies of teachers from the perspective of historical-cultural conceptionseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanusa Batista de Oliveira.pdfTexto Completo6,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.