Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKawamoto, Roberta dos Santos Piedras-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869885059680758eng
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579eng
dc.contributor.referee1Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694eng
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688eng
dc.contributor.referee3Lima Netto, Aristóteles Mesquita de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173384556001581eng
dc.contributor.referee4Borges, Guilherme Martins Teixeira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0089324425620498eng
dc.date.accessioned2023-11-20T17:47:23Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationKAWAMOTO, Roberta dos Santos Piedras. A gestão da rede pública de ensino no Estado de Goiás, frente às políticas neoliberais entre 2011 a 2021. 2023. 115 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4972-
dc.description.resumoNesta tese, a gestão da rede pública de ensino no estado de Goiás tem referência nas políticas neoliberais, estudando o período de 2011 a 2021. O objetivo geral visa analisar as mudanças político-educacionais na rede estadual de ensino de Goiás. Os específicos são compreender o cenário funcional de gestores, docentes e estudantes; observar os protagonismos docentes instáveis por seguirem regulamentações prontas, mesmo sem real efetividade na aprendizagem, correlacionar os impactos oriundos de organismos multilaterais do neoliberalismo implantados junto a redes educacionais por governos e discutir a política neoliberal e a democratização educacional no Brasil. As seguintes questões norteiam o estudo: como se insere a lógica neoliberal na educação pública e particular, representando a subordinação do ensino e as relações de protagonismos instáveis? De que modo as políticas neoliberais, no período de 2011 a 2021, implantaram-se na gestão pública de ensino em Goiás? Como aporte teórico para as reflexões, foram estudados textos de Dourado (2002), Freitas (2012), Frigotto (2010) e outros. Os resultados abrangem as mudanças na educação de natureza econômica, política e social, sendo o neoliberalismo o modelo de políticas públicas educacionais implantadas no Brasil. Os trabalhos dos profissionais da educação seguem a pressão das redes de ensino, havendo imposição de currículo que destitui a autonomia da gestão democrática e do ensino-aprendizagemeng
dc.description.abstractIn this thesis, the management of the public education network in the state of Goiás has reference to neoliberal policies, studying the period from 2011 to 2021. The general objective aims to analyze the political-educational changes in the state education network of Goiás. The specific ones are to understand the functional scenario of managers, teachers and students; observe unstable teaching roles due to following ready-made regulations, even without real effectiveness in learning, correlate the impacts arising from multilateral organizations of neoliberalism implemented alongside educational networks by governments and discuss neoliberal policy and educational democratization in Brazil. The following questions guide the study: how does neoliberal logic fit into public and private education, representing the subordination of teaching and unstable leadership relationships? How were neoliberal policies, from 2011 to 2021, implemented in public education management in Goiás? As a theoretical contribution to the reflections, texts by Dourado (2002), Freitas (2012) were studied, Frigotto (2010) and others. The results cover changes in education of an economic, political and social nature, with neoliberalism being the model of public educational policies implemented in Brazil. The work of education professionals follows pressure from education networks, with the imposition of a curriculum that deprives the autonomy of democratic management and teachinglearningeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-11-20T17:47:23Z No. of bitstreams: 1 Roberta dos Santos Piedras Kawamoto.pdf: 1372047 bytes, checksum: b2bd06a58cdfeb9e44a883ac46eafcbb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-20T17:47:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberta dos Santos Piedras Kawamoto.pdf: 1372047 bytes, checksum: b2bd06a58cdfeb9e44a883ac46eafcbb (MD5) Previous issue date: 2023-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16321/Roberta%20dos%20Santos%20Piedras%20Kawamoto.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectEducational public policieseng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleA gestão da rede pública de ensino no Estado de Goiás, frente às políticas neoliberais entre 2011 a 2021eng
dc.title.alternativeThe management of the public education network in the State of Goiás, in the face of neoliberal policies between 2011 and 2021eng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta dos Santos Piedras Kawamoto.pdfTexto Completo1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.