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Tipo do documento: Tese
Título: História e memória Universidade Federal de Goiás - regional Jataí
Título(s) alternativo(s): History and memory Federal University of Goiás - Jataí region
Autor: Silva, Marliane Dias 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Duarte, Aldimar Jacinto
Segundo membro da banca: Ribeiro, Maria do Espirito Santo Rosa Cavalcante
Terceiro membro da banca: Bressanin, César Evangelista Fernandes
Quarto membro da banca: Gonçalves, Maria Célia da Silva
Quinto membro da banca: Poletto, Lizandro
Resumo: Esta pesquisa se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Ligada ao grupo de pesquisa Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais-EHMCES/HISTEDBR/PUCGO. Tem como temática verificar a História e Memória Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. O objetivo geral da pesquisa foi investigar o processo de implantação do ensino superior público no sudoeste goiano, tendo como foco de estudo as cidades de Rio Verde e Jataí, no período compreendido entre 1978 a 1989. Parte-se do seguinte problema esta pesquisa: Jataí, nesse período, possuía uma população menor e um desenvolvimento econômico em relação a Rio Verde, quais seriam os critérios para criação de Universidades Federais? Porém, em 1978, a cidade de Jataí criou da primeira universidade pública na região Sudoeste. O que houve que não foi implantada em Rio Verde? O que influenciou para esta conquista na cidade Jataí? A universidade contribuiu para o desenvolvimento da cidade de Jataí? Esta tese orientou-se teórico e metodologicamente pela História Oral com abordagem do método Indiciário. Esta tese demonstra após a análise de corpus documentais e orais as relações históricas, políticas e econômicas, as quais contribuíram para a criação do ensino superior no sudoeste goiano enfatizando a Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Com isto, chegou-se aos seguintes resultados: o poder político e econômico de Rio Verde foram os impeditivos para a materialização da Universidade Federal de Goiás na cidade. Ao contrário do que aconteceu em Jataí, o interesse político aliado aos programas de desenvolvimento extensionista do ensino superior para o interior do país, além disso, questões de cunho clientelista e patrimonialista influenciaram a conquista. No entanto, a presença do Campus Avançado de Jataí possibilitou a cidade ter visibilidade nacional, mas de imediato não impactou no desenvolvimento da cidade em termos de crescimento demográfico, mas sim o impacto foi percebido no âmbito cultural, pois os primeiros cursos possibilitaram a profissionalização e formação de docentes, estes em sua maioria, atuantes no magistério municipal. Esta pesquisa utilizou como aparato teórico os seguintes autores: Cunha (1980), Baldino (1991), Magalhães (2004), Halbachs (2006)
Abstract: This research is associated to the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás on the line of research: Education, Society and Culture. It is connected to the research group Education, History, Memory and Cultures in Different Social Spaces - EHMCES/HISTEDBR/PUCGO. The research theme is to verify the History and Memory Federal University of Goiás - Regional Jataí. The objective of the research was to investigate the process of implementation of public Higher Education in the Southwest of Goiás, focusing on the cities of Rio Verde and Jataí, during the period between 1978 and 1989. It starts with the following research problem: Jataí during this period, had a smaller population and lower economic development in relation Rio Verde, what would be the conditions for the creation of Federal Universities. However, in 1978, the city of Jataí created the first public University in the Southwest region. What did it happen that public Higher Education was not implemented in Rio Verde? What did it influence this conquest in the city of Jataí? Did the University contribute to the development of the city of Jataí? It was guided theoretically and methodologically by Oral History with an approach of the Evidence method. This thesis demonstrates, after analyzing documental and oral corpus, the historical, political and economic relations, which contributed to the implementation of Higher Education in the Southwest of Goiás, emphasizing the Federal University of Goiás - Regional Jataí. With this line of questioning, we obtained the following result: the political and economic power of Rio Verde were the impediments to the foundation of the Federal University of Goiás in the city. Contrary to what happened in Jataí, the political interest combined with the Extensionist Higher Education development programs for the country side, and the clientelist and patrimonialist issues influenced the implementation of the University. However, the presence of Advanced Campus of Jataí made it possible for the city to have national visibility, but it did not immediately impact the development of the city in terms of demographic growth, but the impact was perceived in the cultural scope, since the first courses made possible the professionalization and training of teachers, the majority of whom work for public schools. This research used the following authors as a theoretical apparatus: Cunha (1980), Baldino (1991), Magalhães (2004), Halbachs (2006)
Palavras-chave: História
Memória
Universidade Federal de Goiás
Jataí
History
Memory
Federal University of Goiás
Historia;
Memoria;
Universidad Federal de Goiás
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SILVA, Marliane Dias. História e memória Universidade Federal de Goiás - regional Jataí. 2023. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4985
Data de defesa: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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