Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5042
Tipo do documento: Tese
Título: A organização do ensino do conceito evolução nas series iniciais da educação básica na concepção da teoria do ensino desenvolvimental
Título(s) alternativo(s): The organization of teaching the concept of evolution in the initial grades of basic education in the conception of the theory of developmental teaching
Autor: Almeida, Karla Vitoriano e Silva 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Miranda, Made Junior
Terceiro membro da banca: Campos, Eude de Sousa
Quarto membro da banca: Oliveira, Gislene Lisboa de
Resumo: Esta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, situa-se no campo teórico da Didática. Partiu-se do pressuposto de que apesar do interesse pela Teoria do Ensino Desenvolvimental, tanto no Brasil como no exterior, o potencial desse referencial, ainda não foi completamente apropriado pelos pesquisadores que investigam o ensino de ciências, particularmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, considerando a necessidade de uma metodologia de ensino fundamentada na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili V. Davidov, buscou-se por elementos que permitissem responder à questão: Qual a contribuição da teoria de Davydov para organizar o ensino de ciências tendo como foco o estudo do conceito Evolução por estudantes das series iniciais da educação básica? Assim, o objetivo central da pesquisa foi discutir as contribuições do ensino desenvolvimental de Davidov para o processo de ensino-aprendizagem de ciências nas séries iniciais, tomando para aprofundamento especificamente o conceito Evolução. Metodologicamente procedeu-se à revisão de literatura a fim de compreender as principais preocupações presentes atualmente no meio científico e acadêmico em relação ao ensino do conceito evolução na educação básica, assim como ao estudo teórico-bibliográfico sobre as contribuições Davydov para pensar a organização do ensino do conceito Evolução, tendo em vista promover o desenvolvimento do pensamento dos alunos por meio da formação de conceitos. Como principais resultados destacam-se: de acordo a teoria do ensino desenvolvimental, cabe ao professor analisar cuidadosamente o conteúdo para que possa criar ações necessárias ao aluno para que reproduza criativamente o conceito. O desenvolvimento da consciência crítica e de capacidades psíquicas dos alunos necessita de uma organização ensino voltada para a formação do pensamento teórico, orientado pela lógica dialética. A organização do ensino na perspectiva davydoviana, por meio de seis ações que colocam o aluno no movimento de pensamento do abstrato ao concreto, apresenta um potencial transformador significativo para a aprendizagem do conceito evolução. Estas ações mobilizam o aluno a assumir uma atitude de investigar, estabelecer relações, fazer descobertas, elaborar conclusões, de forma bem fundamentada, por um método de pensamento do qual ele está consciente. Assim, a pesquisa realizada chegou à conclusão de que a teoria do Ensino Desenvolvimental tem muito a contribuir com o ensino ciências, pois os conceitos empregados nesta teoria proporcionam um rico potencial para ensinar os alunos a pensarem dialeticamente
Abstract: This investigation, linked to the Research Line Educational Theories and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education - PPGE at PUC Goiás, is located in the theoretical field of Didactics. It was assumed that despite the interest in Historical-Cultural Theory, both in Brazil and abroad, the potential of this framework has not yet been completely appropriated by researchers investigating science teaching, particularly in the early years of elementary school. Thus, considering the need for a teaching methodology based on Vasili V. Davidov's Theory of Developmental Teaching, we searched for elements that would allow us to answer the question: What is the contribution of Davydov's theory to organizing science teaching focusing on study of the Evolution concept by students in the initial grades of basic education? Thus, the central objective of the research was to discuss the contributions of Davidov's developmental teaching to the science teaching-learning process in the initial grades, specifically taking the Evolution concept into greater depth. Methodologically, a literature review was carried out in order to understand the main concerns currently present in the scientific and academic environment in relation to teaching the concept of evolution in basic education, as well as the theoretical-bibliographical study on Davydov's contributions to thinking about the organization of teaching of the Evolution concept, with a view to promoting the development of students' thinking through the formation of concepts. the challenges of teaching science, specifically the concept of Evolution in the early years, as well as a theoretical-bibliographical study of Davidov's contributions to teaching the concept of Evolution. The main results stand out: according to the theory of developmental teaching, it is up to the teacher to carefully analyze the content so that he or she can create necessary actions for the student to creatively reproduce the concept. The development of students' critical consciousness and psychic abilities requires a teaching organization focused on the formation of theoretical thinking, guided by dialectical logic. The organization of teaching from the Davydovian perspective, through six actions that place the student in the movement of thought from the abstract to the concrete, presents a significant transformative potential for learning the concept of evolution. These actions mobilize the student to assume an attitude of investigating, establishing relationships, making discoveries, drawing conclusions, in a well-founded way, through a method of thinking of which he or she is aware. Thus, the research carried out came to the conclusion that the theory of Developmental Teaching has a lot to contribute to science teaching, as the concepts used in this theory provide rich potential for teaching students to think dialectically
Palavras-chave: Evolução
Ensino de ciências
Teoria histórico cultural
Ensino desenvolvimental
Evolution
Science teaching
Cultural historical theory
Developmental teaching
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: ALMEIDA, Karla Vitoriano e Silva. A organização do ensino do conceito evolução nas series iniciais da educação básica na concepção da teoria do ensino desenvolvimental. 2023. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5042
Data de defesa: 12-Set-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karla Vitoriano e Silva Almeida.pdf.crdownloadTexto Completo1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.