Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5055
Tipo do documento: Dissertação
Título: Propaganda, propagação e difusão da EJA na mídia jornalística em Goiás
Título(s) alternativo(s): Propaganda, propagation and dissemination of EJA in the journalistic media in Goiás
Autor: Mocó, Lúcia Miclos 
Primeiro orientador: Spadoni, Lila Maria
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Martins, Débora de Abreu Moreira dos Santos
Resumo: Esta dissertação foi construída na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O objetivo deste estudo é compreender a propaganda, propagação e a difusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mídia local online, destacando como vem sendo desenvolvidas as políticas públicas educacionais e suas formas de efetivação para esse público. Em uma perspectiva ampla, esta pesquisa é importante para promover uma reflexão sobre a realidade desse público na mídia local e a ineficiência das políticas públicas educacionais para garantir o acesso a uma educação pública e de qualidade. A base da análise é a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e outros estudiosos mais recentes. A mídia online escolhida foi o Diário da Manhã. O período cronológico escolhido para leitura e análise das notícias que falam sobre a EJA foi de outubro de 2017 a outubro de 2022. A finalidade desta análise foi compreender como as crenças no sistema de valores são divulgadas na mídia jornalística e como tendem a propagar a EJA. Este estudo dissertativo é tipificado como uma pesquisa documental, de natureza qualitativa. O caminho metodológico traçado percorreu os seguintes passos: a) coleta das notícias na versão escrita digital e gratuita do Jornal Diário da Manhã, um veículo de comunicação presente na cidade de Goiânia, no estado de Goiás, que fazem referência direta à EJA no período cronológico já mencionado; b) leitura e escolha das notícias; c) a consolidação dos dados em tabelas; e o último passo foi d) a análise das notícias coletadas. As conclusões do estudo foram as seguintes: as representações sociais da EJA em Goiás estão ligadas ao mundo da política em Goiás, mais especificamente aos que a classe política faz para essa modalidade, ou seja, a propaganda de governo/Estado. É importante mencionar que o estudo da Teoria das Representações Sociais é importante para compreender o que existe por trás de cada notícia
Abstract: This dissertation was built on the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes within the scope of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás). The objective of this study is to understand the propaganda, dissemination and dissemination of Youth and Adult Education (EJA) in local online media, highlighting how public educational policies have been developed and how they are implemented for this audience. From a broad perspective, this research is important to promote reflection on the reality of this public in the local media and the inefficiency of public educational policies to guarantee access to quality public education. The basis of the analysis is the Theory of Social Representations by Moscovici and other more recent scholars. The chosen online media was Diário da Manhã. The chronological period chosen for reading and analyzing the news that talks about EJA was from October 2017 to October 2022. The purpose of this analysis was to understand how the implications on the value system are disclosed in the journalistic media and how they tend to propagate EJA. This dissertation study is typified as a documentary research, of a qualitative nature. The methodological path outlined covers the following steps: a) collecting news in the free, digital written version of Jornal Diário da Manhã, a communication vehicle present in the city of Goiânia, in the state of Goiás, which makes direct reference to EJA in the chronological period already indicated; b) reading and choosing the news; c) consolidation of data in tables; and the last step was d) the analysis of the collected news. The conclusions of the study were the following: the social representations of EJA in Goiás are linked to the world of politics in Goiás, more specifically to what the political class does for this modality, that is, government/State propaganda. It is important to mention that the study of the Theory of Social Representations is important to understand what exists behind each piece of news
Palavras-chave: Representações sociais
EJA
Políticas educacionais e publicidade
Social representations
EJA
Educational policies and advertising
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: MOCÓ, Lúcia Miclos. Propaganda, propagação e difusão da EJA na mídia jornalística em Goiás. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5055
Data de defesa: 25-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lúcia Miclos Mocó.pdf.crdownloadTexto completo9,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.