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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5107
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Teoria da atividade de estudo e a recomposição da aprendizagem pós-pandemia: o projeto Revisa Goiás na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental |
Título(s) alternativo(s): | Theory of study activity and the recomposition of post-pandemic learning: the Revisa Goiás project from the perspective of developmental teaching theory |
Autor: | Gontijo, Maria Aparecida ![]() |
Primeiro orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Primeiro membro da banca: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Segundo membro da banca: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Resumo: | A dissertação intitulada "Teoria da Atividade de Estudo e a Recomposição da Aprendizagem Pós-Pandemia: O Projeto Revisa Goiás na Perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental", vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objetivo principal identificar possíveis contribuições da teoria do Ensino Desenvolvimental para as estratégias de recomposição da aprendizagem pós-pandemia, implementadas pelo projeto Revisa Goiás, no componente de Língua Portuguesa, em turmas de 9º ano. O referido projeto, lançado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás em 2023, utiliza material elaborado para as séries finais de cada segmento da educação básica. A pesquisa busca conhecer e analisar criticamente esse projeto, tendo como referência a teoria do Ensino Desenvolvimental, com especial enfoque na proposta da atividade de estudo. Com base na análise dos resultados consolidados do desempenho dos estudantes nas atividades do Revisa Goiás, questionamos se as dificuldades dos estudantes na interpretação das questões propostas pelo projeto decorrem de alguma defasagem de competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa ou da configuração dos instrumentos oferecidos pelo projeto. Adotamos uma abordagem qualitativa, desenvolvida em três etapas: i. estudo das teorias de Aprendizagem Desenvolvimental, Atividade de Estudo e Ensino Desenvolvimental; ii. revisão bibliográfica baseada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para verificar pesquisas recentes sobre os impactos da pandemia na aprendizagem; e iii. análise de conteúdo das atividades propostas pelo Revisa Goiás à luz das teorias mencionadas. Os resultados apontaram que a suspensão das atividades escolares presenciais durante a pandemia de Covid19 não causou apenas defasagem na apropriação dos conhecimentos específicos de Língua Portuguesa, mas também reduziu significativamente a interação social e as atividades práticas essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A implementação do projeto resultou em avanços na aprendizagem em questões básicas de Língua Portuguesa. Persistem, todavia, dificuldades na interpretação e análise linguística. Nesse cenário, a teoria do Ensino Desenvolvimental e a decorrente atividade de estudo poderiam fornecer recursos relevantes para o desenvolvimento de processos que capacitem os alunos na construção de modos generalizados de ação e no desenvolvimento de funções psíquicas superiores. Concluímos que as propostas do Revisa Goiás poderiam ser utilizadas na perspectiva da atividade de estudo, promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico-verbal dos estudantes. No entanto, apesar do potencial criativo do material pedagógico, ainda prevalece uma orientação para o treinamento direcionado a testes estandardizados. No contexto analisado, a eficácia da implementação dos processos de ensino-aprendizagem é prejudicada por questões estruturais, como turmas numerosas e desigualdade no acesso a recursos pedagógicos. A teoria do Ensino Desenvolvimental propõe que o ensino seja adaptado às necessidades e aos interesses dos alunos, promovendo a interação social e a colaboração, mas as condições atuais nas escolas dificultam a aplicação dessas práticas de maneira efetiva. Entendemos que este estudo seja relevante por reconhecer as estratégias mediante as quais a Teoria do Ensino Desenvolvimental pode contribuir para o desenvolvimento do projeto Revisa Goiás, especialmente em Língua Portuguesa, nas turmas de 9º ano |
Abstract: | The dissertation titled "Study Activity Theory and the Recomposition of Post-Pandemic Learning: The Revisa Goiás Project from the Perspective of Developmental Teaching Theory" aims to identify possible contributions of Developmental Teaching Theory to the postpandemic learning recomposition strategies implemented by the Revisa Goiás project for 9thgrade Portuguese Language classes. The Revisa Goiás project was launched by the Goiás State Department of Education in 2023, and the materials developed by the project are used in the final grades of each segment of basic education. The research seeks to critically examine and analyse the project with reference to Developmental Teaching Theory, particularly the proposal of the study activity. By analysing the consolidated results of student performance in the activities of Revisa Goiás, the study questioned whether the students' difficulties in interpreting the questions proposed by the project stem from a deficit in basic Portuguese Language skills and competencies or from the configuration of the instruments provided by the project. A qualitative approach was adopted, developed in three stages: studying the theories of Developmental Learning, Study Activity, and Developmental Teaching; conducting a literature review based on the CAPES Catalogue of Theses and Dissertations to verify recent research on the pandemic's impacts on learning; and content analysis of the activities proposed by Revisa Goiás considering the mentioned theories. The results indicate that the suspension of in-person school activities during the pandemic not only caused a lag in the acquisition of specific Portuguese Language knowledge, but also significantly reduced social interaction and practical activities essential for children's cognitive development. The implementation of the Revisa Goiás project resulted in advances in learning basic Portuguese Language issues. However, difficulties in linguistic interpretation and analysis persist. In this scenario, Developmental Teaching Theory and the resultant study activity could provide relevant resources for developing processes that enable students to construct generalized modes of action and develop higher mental functions. It is concluded that the proposals of Revisa could be used from the perspective of the study activity, promoting the development of students' logical-verbal thinking. Nonetheless, despite the creative potential of Revisa Goiás's pedagogical material, there is still a tendency toward training focused on standardized tests. In the analysed context, the effectiveness of implementing teaching-learning processes is hindered by structural deficits, such as large class sizes and unequal access to pedagogical resources. Developmental Teaching Theory proposes that teaching be adapted to students' needs and interests, promoting social interaction and collaboration, but current conditions in schools make it challenging to apply these practices effectively. This study is relevant for recognizing the strategies that Developmental Teaching Theory can contribute to the development of the Revisa Goiás project, especially in Portuguese Language for 9th-grade classes |
Palavras-chave: | Pandemia de covid-19 Revisa Goiás Ensino desenvolvimental Covid-19 pandemic Revisa Goiás Developmental teaching |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | GONTIJO, Maria Aparecida. Teoria da atividade de estudo e a recomposição da aprendizagem pós-pandemia: o projeto Revisa Goiás na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. 2024.135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5107 |
Data de defesa: | 16-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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