Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5132
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Rosângela Soares de Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2730832887948216 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5736362178244406 | eng |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Divino José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7196794396119181 | eng |
dc.contributor.referee2 | Castro, Junior Cesar Ferreira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6153257232839448 | eng |
dc.contributor.referee3 | Procópio, Leandra Vaz Fernandes Catalino | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6047951294686865 | eng |
dc.contributor.referee4 | Vasconcelos, Maria Luiza Gomes | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7138105104827902 | eng |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T22:02:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Rosângela Soares de Almeida. Educação, literatura e memória: narrativas sobre a educação e a escola a partir do olhar de Machado de Assis e Cora Coralina. 2024. 177 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024 | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5132 | - |
dc.description.resumo | A presente tese "Educação, literatura e memória: narrativas sobre a educação e a escola a partir do olhar de Machado de Assis e Cora Coralina", enquadra-se na linha de pesquisa de Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás ao investigar sobre o modelo de educação do século XIX e XX pela obra machadiana e da poética coralina. O objetivo geral é buscar nas narrativas de Machado de Assis e nos poemas de Cora Coralina a representação da história da educação e da memória da escola desse período por meio da escrita literária. Os objetos de análises concentram-se no "Conto de Escola", "Teoria do Medalhão" e "Um cão de lata ao rabo" e, ainda, nos poemas "Beco da escola", "A escola da mestra Silvina" e "Mestra Silvina". Logo, o trabalho se justifica ao estabelecer uma relação entre a história da educação e a construção imagética da escola pela literatura onde os textos literários trazem toda uma representação da forma de ensino, à maneira de como se mediava a construção do saber e, acima de tudo, o contexto educacional do século XIX e XX. A temática abordada tanto por Machado de Assis quanto em Cora Coralina, apesar de estar ligada, respectivamente ao Realismo e Modernismo, ainda permanece contemporânea pela gama de conhecimento devido a visão cientificista voltada ao comportamento humano, do mundo e do país que professavam, sobretudo, um padrão de escola com modelos de pessoas e uma vida cotidiana. Como fundamentação teórico-metodológica, foi necessário recorrer a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base em Triviños (1987), partindo-se do método da história cultural com a contribuição de Roger Chartier (1988). Para isso, convoca-se no que tange à educação, os preceitos teóricos de Umberto Eco (1993), Hannah Arendt (1995), Franco Cambi (1999), Paul Ricoeur (2000), Antonio Candido (2004), Gabriel Perissé (2006), John Gledson (2006), Dermeval Saviani (2008), Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (2009) e Paulo Freire (2009). Já o referencial teórico voltado à literatura se concentra em Machado de Assis (2011), Cora Coralina (2013), Paulo Ghiraldelli Junior (2015) e Harold Bloom (2017). Portanto, o trabalho é resultado de uma pesquisa histórico-educacional e literária que discute a questão da memória, da cultura e da narrativa escolar. A produção literária deixada por Machado de Assis e Cora Coralina remete-nos a um mundo em que aborda a sociedade de forma atemporal e com seus valores humanos | eng |
dc.description.abstract | This thesis, "Education, literature and memory: narratives about education and school from the perspective of Machado de Assis and Cora Coralina", fits into the line of research on Education, Society and Culture of the Postgraduate Program in Education at PUC-Goiás, investigating the education model of the 19th and 20th centuries through Machado's work and Coralina's poetry. The general objective is to seek in the narratives of Machado de Assis and in the poems of Cora Coralina the representation of the history of education and the memory of the school of that period through literary writing. The objects of analysis are concentrated in "Conto de Escola", "Teoria do Medalhão" and "Um cão de lata ao rabo" and, also, in the poems "Beco da escola", "A escola da mestra Silvina" and "Mestra Silvina". Therefore, the work is justified by establishing a relationship between the history of education and the imagery of the school through literature, where literary texts provide a complete representation of the form of teaching, the way in which the construction of knowledge was mediated and, above all, the educational context of the 19th and 20th centuries. The theme addressed by both Machado de Assis and Cora Coralina, despite being linked to Realism and Modernism, respectively, remains contemporary due to the range of knowledge due to the scientificist vision focused on human behavior, the world and the country that professed, above all, a school pattern with models of people and daily life. As a theoretical-methodological foundation, it was necessary to resort to qualitative bibliographical research based on Triviños (1987), starting from the method of cultural history with the contribution of Roger Chartier (1988). To this end, the theoretical precepts of Umberto Eco (1993), Hannah Arendt (1995), Franco Cambi (1999), Paul Ricoeur (2000), Antonio Candido (2004), Gabriel Perissé (2006), John Gledson (2006), Dermeval Saviani (2008), Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (2009) and Paulo Freire (2009) are used in education. The theoretical framework focused on literature focuses on Machado de Assis (2011), Cora Coralina (2013), Paulo Ghiraldelli Junior (2015) and Harold Bloom (2017). Therefore, the work is the result of historical-educational and literary research that discusses the issue of memory, culture and school narrative. The literary production left by Machado de Assis and Cora Coralina takes us to a world in which society is approached in a timeless way and with its human values | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-12-10T22:02:18Z No. of bitstreams: 1 Rosângela Soares de Almeida Ribeiro.pdf.crdownload: 2185690 bytes, checksum: a1254409079d226258767fddc90e2525 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-10T22:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosângela Soares de Almeida Ribeiro.pdf.crdownload: 2185690 bytes, checksum: a1254409079d226258767fddc90e2525 (MD5) Previous issue date: 2024-08-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16966/Ros%c3%a2ngela%20Soares%20de%20Almeida%20Ribeiro.pdf.crdownload.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | História da educação | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Narrativa escolar | por |
dc.subject | History of education | por |
dc.subject | Literature | por |
dc.subject | Memory | por |
dc.subject | School narrative | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | eng |
dc.title | Educação, literatura e memória: narrativas sobre a educação e a escola a partir do olhar de Machado de Assis e Cora Coralina | eng |
dc.title.alternative | Education, literature and memory: narratives about education and school from the perspective of Machado de Assis and Cora Coralina | eng |
dc.type | Tese | eng |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosângela Soares de Almeida Ribeiro.pdf.crdownload | Texto completo | 2,13 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.