Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, José Gabriel Antunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834014556067532eng
dc.contributor.advisor1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170eng
dc.contributor.referee1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579eng
dc.contributor.referee2Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984eng
dc.contributor.referee3Silva, Flavia Osorio da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7247654103126198eng
dc.date.accessioned2025-01-27T18:20:19Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.identifier.citationASSIS, José Gabriel Antunes. Mulheres com deficiência em sala de aula: uma análise sobre as condições de trabalho no sistema público de ensino em Goiás. 2024. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5155-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar como se apresentam as condições de trabalho em que estão inseridas as professoras com deficiência pertencentes ao quadro da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO). O ingresso de servidores com deficiência impõe à Administração Pública o dever de estabelecer políticas de gestão que viabilizem a concretização do direito à igualdade e da dignidade a partir da estruturação de um ambiente acessível, fraterno e solidário. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, baseada na legislação vigente, bem como em documentos pertinentes, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, o Pacto de São José da Costa Rica, promulgado em 1969, o Plano Estadual de Educação, para o decênio 2015/2025, dentre outros. Com base na análise desses documentos oficiais e de registros fotográficos, com sustentação em aportes teóricos, trabalhou-se com conceitos como o trabalho em sua perspectiva histórica, a produção e o consumo, concepções sobre o trabalho e a inclusão, além de paradigmas sociais em relação às pessoas com deficiência, acessibilidade e gestão política. Traça-se também uma relação entre Direito e Sociedade e a influência das leis para consolidar a noção da dignidade humana, promovendo uma discussão sobre o trabalho na perspectiva do serviço público. O recorte desta pesquisa se dá na análise do trabalho no sistema público de ensino e o aporte teórico baseia-se em autores e autoras como Afonso (2001), Antunes (2020), Taylor (2017), Dias (2013), Saviani (2009, 2011), Hypolito (2020) e Sassaki, (2003a, 2003b). A Escola é um espaço de aprendizagem e formação docente e é nesse ambiente que analisamos a atuação, em sala de aula, da mulher com deficiência ocupante do cargo de professora no quadro da rede estadual de educação em Goiás/Seduc. Como resultados, constatou-se que o processo de inserção da mulher com deficiência no serviço público tem sido, muitas vezes, marcado pelo desrespeito e pela negação do direito à diferença. Nesse contexto, é possível observar que, em razão da omissão de gestores, quadros de limitações e desvantagens se agravam por falta de adaptação e adequação no ambiente de trabalhoeng
dc.description.abstractThis research sought to analyze the working conditions given to teachers with disabilities belonging to the State Department of Education of the State of Goiás - SEDUC - GO. The entry of employees with disabilities creates a paradigm for public administration: the establishment of management policies that enable the realization of the right to equality and dignity through the structuring of an accessible, fraternal and supportive environment. To this end, documentary research was carried out, based on current legislation such as: Federal Constitution of 1988; Law 8,112/90; Law No. 13,146/15; Law No. 7,853/89; Law No. 10,436/02; Law No. 8,213/91; Decree No. 3,298/99; Decree No. 5,626/05; as well as in relevant documents, namely: Universal Declaration of Human Rights, 1948 (United Nations); Pact of Saint Joseph of Costa Rica, promulgated in 1969; Statute of Teaching of the State of Goiás, Law No. 13,909, of September 25, 2001. State Education Plan, for the 2015/2025 decade, Law No. 18,969, of July 22, 2015, among others. Based on the analysis of official documents and photographic records, supported by theoretical contributions, concepts were presented such as: work in its historical perspective, production and consumption, conceptions about work and inclusion, as well as social paradigms in relation to people with disabilities, accessibility and political management. A relationship is also drawn between Law and Society and the influence of laws to consolidate the notion of human dignity, promoting a discussion about work from the perspective of public service. The focus of this research is based on the analysis of work in the public education system and the theoretical contribution was based on authors such as Taylor (2017), Dias (2013), Gesser (2019, 2020), Sassaki (2003a, 2003b), Bechtold & Weiss (2003), among others. The School is a space for learning and teacher training, and it is in this environment that we analyze the classroom performance of women with disabilities occupying the position of teacher within the state education network in Goiás / SEDUC. As a result, it was found that the process of inserting women with disabilities into public service has often been marked by disrespect and denial of the right to difference. In this context, it is possible to observe that due to the omission of managers, limitations and disadvantages are worsened by the lack of adaptations and adjustments in the work environmenteng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-01-27T18:20:19Z No. of bitstreams: 1 José Gabriel Antunes Assis.pdf: 3917922 bytes, checksum: df7f03f4e70f0557dad3ce66e9b69da4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-27T18:20:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 José Gabriel Antunes Assis.pdf: 3917922 bytes, checksum: df7f03f4e70f0557dad3ce66e9b69da4 (MD5) Previous issue date: 2024-09-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17061/Jos%c3%a9%20Gabriel%20Antunes%20Assis.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectPeople with disabilitieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleMulheres com deficiência em sala de aula: uma análise sobre as condições de trabalho no sistema público de ensino em Goiáseng
dc.title.alternativeWomen with disabilities in the classroom: an analysis of working conditions in the public education system in Goiáseng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Gabriel Antunes Assis.pdfTexto completo3,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.