Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGiffoni Junior, Alexandre Avelino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319229951770523por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046483605366023por
dc.contributor.referee2Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee3Zanata, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:55Z-
dc.date.available2015-01-28-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.citationGIFFONI JUNIOR, Alexandre Avelino. ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO SOCIAL DE POBREZA: Uma intervenção pedagógico-didática (dialético-interativa) com a abordagem histórico-cultural.. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/716-
dc.description.resumoA pesquisa vincula-se à problemática das relações entre desigualdade social e desigualdade educativa abordando, especificamente, a complexa questão da busca de qualidade no ensinoaprendizagem, no sentido do desenvolvimento humano com autonomia e real emancipação visando a melhoria da vida, em instituições escolares da Educação Infantil para crianças em idade pré-escolar na condição social de pobreza (classificação do IBGE-BRASIL). São apresentados resultados de investigação de processos de ensino-aprendizagem na Escola Infantil mantida pela Associação Douglas Andreani, na Comunidade Monte Cristo-Parque Oziel-Gleba B, em Campinas (Estado de São Paulo, Brasil), onde se articulam conteúdos escolares (conceitos, habilidades, valores, afetos), motivos e práticas socioculturais e institucionais. Esta pesquisa foi conduzida durante o ano de 2012 tendo como cenários a escola, as crianças (4-5 anos), professoras, coordenadoras pedagógicas, gestores, demais trabalhadores da Instituição e pessoas nessa comunidade em situação social de pobreza, considerada pelos critérios do IBGE como favela. A investigação qualitativa é um estudo de caso e consistiu de ações de intervenção pedagógico-didática (dialético-interativa), dentro da abordagem histórico-cultural elaborada por Lev S. Vigotski, A. Luria, A. Leontiev (teoria da atividade) e V. Davydov (teoria do ensino para o desenvolvimento), ampliada pela teoria do ensino-aprendizagem radical-local proposta por Mariane Hedegaard e Seth Chaiklin. A análise dos dados incluiu o estudo da situação social, da aprendizagem e do desenvolvimento de crianças mediante pesquisa da totalidade da situação social proposta por Mariane Hedegaard e Marilyn Fleer, a partir do que foram realizadas análises e interpretações das vivências dos participantes. O estudo mostrou a relevância em ações de ensinoaprendizagem, do conhecimento que os participantes da pesquisa trazem do seu cotidiano, articulado ao conhecimento escolar, para a formação de conceitos cotidianos e científicos (escolares). Desse modo, as subjetividades pessoal e social são abordadas como constituintes da construção de novas formações psicológicas pelos alunos, como condição para o desenvolvimento humano e da personalidade (F. González Rey), na unidade inseparável dos aspectos: emocional, afetivo, cognitivo, estético e moral da psique. A pesquisa também indicou caminhos didático-pedagógicos para os estudos na área de formação de professores, planejamento didático e procedimentos de pesquisa qualitativa, principalmente quando desenvolvidos nos cenários concretos da escola e da sala de aula. Pretendeu, ainda, contribuir para o debate na área problema público/privado e do chamado terceiro setor, na Educação Brasileira contemporânea, e também para o campo da Pedagogia Social, que vem se desenvolvendo tangencialmente à Pedagogia Escolar.por
dc.description.abstractThe research deals with the problem of social inequality and educational inequality, specifically addressing the complex issue of pursuing quality in teaching and learning, in the sense of human development with autonomy and real emancipation aiming a better life, in formal education for pre-schoolchildren within social poverty situation (in IBGE-BRAZIL classification). The work shows the results from the investigation of processes of teachinglearning in the school for younger children maintained by Douglas Andreani Association, in the Monte Cristo-Oziel-Gleba B Community in Campinas (São Paulo, Brazil). Those educational processes joints school content (concepts, skills, values and affections), sociocultural and institutional motives and practices. The research takes place during the year 2012 in the settings with children (4-5 years), teachers, pedagogic coordinators, managers, and other employees of the institution, within the Community. This area of poor people is a favela in the classification of IBGE, with more than 35,000 inhabitants. This qualitative research is a case study in the form of a pedagogic-didactic intervention (interactivedialectic) based on the cultural-historical approach developed by Lev S. Vygotsky, Alexander R. Luria and Alexei N. Leontiev (activity theory) and contributors. Mariane Hedegaard and Seth Chaiklin have expanded this approach with the so-called radical-local teaching and learning theory from the basis of the human developmental teaching built by Vasily V. Davydov. The data analysis included the study of the social situation, learning and development of young schoolchildren through the research of the wholeness social situation proposed by Mariane Hedegaard and Marilyn Fleer. The experiences of daily life of the participants within the research provide the interpretations and analysis. The study has shown the relevance of the participant knowledge from their experiences in their social situations, in the teaching and learning actions, in articulation with the school knowledge, for the students to form daily and scientific (school) concepts. Thus, the personal and social subjectivities are constituents of the construction of new psychological formations by the students as a condition for human development and of personality (F. González Rey), in the inseparable unit of the emotional, affective, cognitive, aesthetic and moral aspects of psiche. The research also indicated didactic-pedagogic pathways in the area of teacher education, educational planning and qualitative research procedures, especially when developed in specific settings of the school and the classroom. This work aims to contribute to the teaching and learning research debate within the problem area of the public/private and the so-called third sector in contemporary Brazilian Education. It also intends to contribute to the field of social pedagogy tangentially developed with school pedagogy.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandre Avelino Giffoni Junior.pdf: 1830384 bytes, checksum: 21eb9354ffab237bbbb50167f6ea3401 (MD5) Previous issue date: 2014-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3461/Alexandre%20Avelino%20Giffoni%20Junior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade de ensino-aprendizagempor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectAbordagem Histórico-Culturalpor
dc.subjectTeoria do ensino desenvolvimentalpor
dc.subjectPráticas socioculturais e institucionaispor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectTeaching and learning qualityeng
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectQualitative researcheng
dc.subjectCulturalhistorical approacheng
dc.subjectWholeness social situationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO SOCIAL DE POBREZA: Uma intervenção pedagógico-didática (dialético-interativa) com a abordagem histórico-cultural.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Avelino Giffoni Junior.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.