Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/717
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Educação superior, política de cotas e jovens: das estratégias de acesso às perspectivas de futuro |
Autor: | Cavalcante, Cláudia Valente ![]() |
Primeiro orientador: | Baldino, José Maria |
Primeiro membro da banca: | Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Joao Batista Pereira de |
Terceiro membro da banca: | Duarte, Aldimar Jacinto |
Quarto membro da banca: | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de |
Resumo: | Esta tese de doutorado tem como objetivo principal compreender as estratégias de acesso e permanência de jovens beneficiários das políticas de cotas, bem como suas redes de sociabilidade, os sentidos a elas atribuídos e suas perspectivas de futuro. As políticas de cotas, como uma das formas de política de ação afirmativa, reivindicadas pelo Movimento Negro, foram implementadas em algumas universidades públicas estaduais em 2002 e tornaram-se lei em 2012. A adoção dessa política tem possibilitado o acesso de grupos historicamente excluídos do ensino superior, como os negros, indígenas e estudantes de escola pública. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários e realização de entrevista com dez jovens dos cinco cursos de alta seletividade na Universidade Estadual de Goiás e na Universidade Federal de Goiás. As entrevistas e os questionários possibilitaram uma análise da origem social, da trajetória de vida e da construção de redes de sociabilidade dos jovens. Os resultados apontam que, para obterem acesso à universidade, os jovens construíram novas redes sociais, tiveram pequenos investimentos escolares por parte das famílias, apreenderam o sentido prático do vestibular e aumentaram o capital escolar e informacional por meio de cursinhos. Quanto à permanência material e simbólica, foram identificados quatro tipos de estratégias utilizadas: estratégia de desempenho acadêmico, de enfrentamento, de polarização (SANTOS, 2009) e de asserção. Também se pesquisaram os sentidos que atribuem ao sistema de cotas e ao termo cotista. Para os jovens, o sistema de cotas significa uma possibilidade de entrada na universidade mais rápido e ser cotista é uma atribuição positiva. Quanto às perspectivas de futuro, os jovens apresentam três tendências: uma voltada para a docência universitária, uma incerteza quanto à entrada no mercado de trabalho e uma mudança do cursus acadêmico. O estudo possibilitou apreender como os jovens vivenciam sua condição de estudante de cotas e como constroem sua permanência e suas perspectivas de futuro baseados na trajetória acadêmica e nas condições materiais de existência. Evidenciou-se, também, que a permanência nos cursos de alta demanda é mais de caráter individual que coletivo ou institucional. |
Palavras-chave: | Educação Superior Política de Cotas Jovens UEG UFG Higher Education Quota Policy Youth UEG UFG |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | CAVALCANTE, Cláudia Valente. EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICA DE COTAS E JOVENS: DAS ESTRATÉGIAS DE ACESSO ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO.. 2014. 215 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/717 |
Data de defesa: | 5-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.