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Programas de Pós-Graduação STRICTU SENSO da PUC-GOIÁS
Novos documentos depositados
De Xixá a Itapuranga: narrativas subalternizadas na construção histórica de uma cidade
Este trabalho pretende compreender a história dos sujeitos subalternizados na construção da cidade de Itapuranga, desde o período de 1912, quando se dá a formação do agrupamento até sua emancipação como município, em 1954. Nossa hipótese é que a Historiografia goiana foi amplamente sustentada pela base epistemológica eurocentrada que promoveu a invisibilização, ocultação e esquecimento de sujeitos que contribuíram na construção de Goiás. Numa perspectiva decolonial, esse estudo propõe preench...
Desenvolvimento de métodos experimentais para investigar relações causais no comportamento "supersticioso"
Skinner (1948) realizou um experimento demonstrando que "acidentes temporais" entre comportamento e reforçador era suficiente para modificar o responder. Tais padrões de comportamentos foram analogamente comparados ao comportamento "supersticioso humano". Embora uma interessante analogia, ela muitas vezes ofusca os questionamentos que estes dados levantam sobre as noções de causalidade que embasam a ciência comportamental. O presente estudo investigou a literatura para encontrar formas de des...
Parteiras invisíveis: o papel das irmãzinhas de Jesus de Charles de Foucauld no diálogo entre a cultura Apyãwa (Tapirapé) e a cristã
Esta pesquisa tem como objetivo abordar e compreender um novo paradigma intercultural que permite viver e pensar possíveis mecanismos de aproximação entre visões de mundo e de culturas tão distintas e, às vezes, antagônicas. Essa nova dinâmica tem seu advento na evangelização advinda pelas Irmãzinhas de Jesus de Charles de Foucauld, de cultura judaico-cristã, estabelecendo processos dialogais com a comunidade indigenista Apyãwa (Tapirapé), no nordeste de Mato Grosso, no território pastoral da...
O impacto das grandes monoculturas no cerrado do Estado de Goiás: uma avaliação ambiental e jurídica da cana-de-açúcar
Os combustíveis fósseis contribuem com a maior parcela do suprimento mundial de energia, mas os impactos ambientais e sua natureza finita (não renovável) são questões preocupantes. Com o crescimento populacional e a corrida pela produção do etanol, regiões como o Bioma Cerrado, vem sofrendo as consequências, com mudanças diretas e indiretas no uso da terra associadas a essa monocultura. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos ambientais do cultivo da cana-de-açúcar no Estado de Goiás, e...
Estado do conhecimento da disciplina artes na educação técnica integrada ao ensino médio
Esta dissertação de mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem como objeto da pesquisa a disciplina Artes na formação técnica integrada ao ensino médio, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's). Assumindo uma compreensão de arte fundamentada na Teoria históricocultural, busca-se responder às seguintes indagações: O que tem sid...
Propaganda, propagação e difusão da EJA na mídia jornalística em Goiás
Esta dissertação foi construída na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O objetivo deste estudo é compreender a propaganda, propagação e a difusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mídia local online, destacando como vem sendo desenvolvidas as políticas públicas educacionais e suas formas de efetivação para esse público. Em uma perspectiva ampla, esta pe...
A teoria crítica frankfurtiana e a formação docente para o ensino superior no Brasil: perspectivas contemporâneas
A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, está ligada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/Goiás), discute acerca do seguinte tema: "A Teoria Crítica Frankfurtiana e a Formação Docente para o Ensino Superior no Brasil: perspectivas contemporâneas". Para tanto, tem como referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em particular, Theodor W. Adorno (1903- 1969), Max H...
A infância brasileira e os direitos de provisão, participação e proteção: projetos em disputa no tensionamento do estatuto da criança e do adolescente
Este estudo se insere - se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no Diretório de Pesquisa CNPq-PUC Goiás (GEPCEI) - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. A tese aborda as tensões, os desafios e projetos em relação aos direitos de proteção, provisão e participação das crianças no Brasil, especialmente diante da influência da extrema direita bolsonarista e do projeto de revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pesquisa é relevante para...
Uma hermenêutica feminista negra: a partir de Marcos 7, 24-30
Esta dissertação tem por objetivo demonstrar que o Evangelho de Marcos é um texto político-teológico que, por meio de suas mensagens, promove a inclusão de pessoas que estão à margem da sociedade. Pretende promover, diante da inclusão dos marginalizados, novas identidades e perspectivas de vida. Essas mensagens estão presentes nas ações e interações de Jesus com seus discípulos e com todos os que necessitam de ajuda, incluindo pessoas de outras etnias e mulheres negras. O texto destaca as atu...
Bioeconomia da cana-de-açúcar em Goiás: possibilidades para produção sustentável mais intensiva em valor e conhecimento
Esse trabalho analisa o potencial do sistema produtivo e inovativo da cana-de- açúcar (SPIS), no Brasil e em Goiás, de avançar em termos de sustentabilidade e maior agregação de conhecimento e valor à produção, bem como de contribuir para o desenvolvimento das regiões produtoras. Utiliza metodologia qualitativa, baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental. Conclui que o SPIS no Brasil e em Goiás revela elevado potencial tanto para se tornar mais sustentável e intensivo em conhecimento ...
Parcelamento do solo em Caturaí: município de pequeno porte da região metropolitana de Goiânia, Goiás
O processo de parcelamento do solo urbano traz no seu bojo diversas questões relacionadas aos loteamentos, no caso específico desta pesquisa os irregulares e clandestinos, em grandes e pequenas cidades. Nesse contexto, esta dissertação pesquisou sobre como ocorreu o parcelamento do solo em Caturaí/GO, município de pequeno porte, sob o aspecto da política pública e a sua influência nas práticas e consequências do parcelamento do solo urbano, principalmente sobre a regularidade ou irregularidad...
Entraves históricos na regularização fundiária no Município de Goiânia
Esta dissertação, Entraves históricos na Regularização Fundiária no Município de Goiânia, insere-se na linha de pesquisa de planejamento urbano/ambiental do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O estudo buscou dados de três regiões irregulares na cidade, o Setor Leste Universitário, Vila Lobó e Vila Romana, e traz de forma breve outros bairros fornecidos pela Agência Goiana de Habitação, sendo: Parque Santa Cruz, Chácara do Gove...
Avaliação da sustentabilidade do setor sucroenergético no Estado de Goiás
A área canavieira goiana concentra-se na região sul do estado, sobretudo nas microrregiões do Sudoeste, as quais incluem Quirinópolis, Meia Ponte e Vale do Rio dos Bois. Assim, a expansão da área de monocultura canavieira do Cerrado em Goiás engloba um paradigma de mobilidade moldado pela circulação de mercadorias, capitais e trabalhadores. À vista disso, a direção da expansão é a mesma da fronteira agrícola do Cerrado na década de 1970, e os impactos ambientais diretos e indiretos dessa expa...
Empreendedorismo e inovação no setor público: diagnóstico de ações com ênfase às mulheres
Este estudo analisa o empreendedorismo no setor público com uma abordagem inovadora das políticas públicas, visando promover a prosperidade econômica, especialmente em ambientes desafiadores. Um dos principais objetivos é avaliar as ações de empreendedorismo e inovação no setor público, com foco na inclusão das mulheres em Goiânia, Goiás. Para atingir esse propósito, empregou-se uma metodologia abrangente, incluindo revisão de literatura, estudo de caso e mapeamento de iniciativas governament...
Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental e seus desdobramentos para o ensino de geometria
Este estudo faz parte da linha de Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Nele, sugerimos uma organização de ensino de Geometria para o cálculo de área de figuras planas, fundamentados na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para formação do pensamento teórico. Para tanto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para a f...
Fatores preditores de óbito e independência funcional em pacientes com acidente vascular cerebral
O prognóstico após o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser influenciado por diversos fatores prognósticos. Desse modo, identificá-los precocemente é essencial para o desfecho do AVC. Acreditando nessa premissa, essa dissertação foi composta por dois manuscritos. O primeiro intitulado "Fatores sociodemográficos e clínicos preditores de óbito em pacientes com AVC", trata-se de um estudo prospectivo e longitudinal. Na admissão hospitalar, dados sociodemográficos e clínicos, incluindo pontuaç...
Habilidades sociais e comportamento de escolha
Diante da preocupação de se entender a relação de controle de comportamentos inadequados, é levantado a possibilidade de uma análise das relações sociais a partir das noções de escolha e autocontrole, com o objetivo de realizar experimentos para coletar dados empíricos e investigar diferentes relações entre autocontrole em situações sociais e com quantias de dinheiro e o nível de habilidades sociais. O Experimento 1 comparou os escores obtidos com aplicação do Inventário de Habilidades Sociai...
A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
Esta dissertação vinculou-se à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Nesta, o tema foi a atuação da Coordenação Pedagógica (CP) na formação continuada de professores, por meio de acompanhamento de um experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela indagação: é possível, à Coordenação Pedagógica, a...
A organização do ensino do conceito evolução nas series iniciais da educação básica na concepção da teoria do ensino desenvolvimental
Esta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, situa-se no campo teórico da Didática. Partiu-se do pressuposto de que apesar do interesse pela Teoria do Ensino Desenvolvimental, tanto no Brasil como no exterior, o potencial desse referencial, ainda não foi completamente apropriado pelos pesquisadores que investigam o ensino de ciências, particularmente nos anos iniciais do ensino funda...
Mobilidade acadêmica internacional: narrativas de jovens egressos da PUC Goiás
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás com o título "Mobilidade acadêmica internacional: narrativas de jovens egressos da PUC GOIÁS". Apresenta como objetivo geral compreender a mobilidade estudantil internacional como processo de qualificação e formação do (a) jovem universitário (a) nos âmbitos da constituição humana, cultural, social; e tem como objetivos específicos: a) entender como se dão as dist...
- 3242 Dissertação
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- 498 2005 - 2009
- 3643 application/pdf
- 3578 Acesso Aberto
- 65 Acesso Restrito