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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVargas, Cláudia Amélia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340058083933794por
dc.contributor.advisor1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8por
dc.contributor.referee1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004por
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:27Z-
dc.date.available2015-10-21-
dc.date.issued2015-06-15-
dc.identifier.citationVARGAS, Cláudia Amélia. O PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO E A VALORIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS(AS) SERVIDORES(AS) NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1138-
dc.description.resumoNeste trabalho, analisaram-se as políticas públicas educacionais voltadas para os-as profissionais não docentes da educação básica, e a implantação do Programa Profuncionário como política de formação e valorização profissional. Também diagnosticou-se e mensurou-se o impacto, em geral, que o Programa tem produzido nas instituições educacionais, e, em particular, as mudanças da postura dos(as) profissionais formados(as), e, ainda, se esses(as) profissionais que participaram do programa, em Goiás, no período de 2006 a 2012, tiveram sucesso em se integrarem ao processo ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada na abordagem do materialismo dialético. Como procedimentos metodológicos foram adotados, principalmente, o registro de observações com a pesquisa bibliográfica, documental, com aplicação de questionário e entrevista. A fundamentação teórica do estudo se estruturou, basicamente, a partir dos referenciais da educação e da sociologia, estabelecendo, também, diálogo com estudiosos de outras áreas. A análise e interpretação dos dados coletados revelaram que os(as) profissionais não docentes, após sua inclusão no processo de formação e valorização profissional, desenvolveram uma identidade profissional educativa. Além disso, também foi possível, a partir da análise realizada, perceber que, além de melhorarem a qualidade de seu trabalho, passaram a assumir uma participação mais ativa no cotidiano das instituições de ensino onde trabalham, contribuindo, assim, para a efetivação de uma gestão democrática e uma comunidade escolar mais atuante.por
dc.description.abstractThis study analyzed the educational public policies for the servers non-teachers of basic education, and the implementation of Profuncionário Program as training policy and professional development. Also diagnosed and measured the impact in general, the program has produced in educational institutions, and in particular posture changes of the graduates, and even if these professionals who participated in the program, in Goias, from 2006 to 2012, succeeded in becoming part of the learning process. It was a qualitative research, based on the dialectical materialism approach. As methodological procedures were adopted mainly for recording observations with the bibliographical research, documentary, with a questionnaire and interview. Although the theoretical grounding of the study was structured basically from the benchmarks of education and sociology, establishing also dialogue with scholars from other areas. The analysis and interpretation of the data collected revealed that professional non-teaching staff, after their inclusion in the process of training and professional development, they developed an educational professional identity. From the analysis, it was also possible, began to take a more active role in the daily educational institutions where they work, thus contributing to the effectiveness of a democratic management and a more active school community.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Amelia Vargas.pdf: 926093 bytes, checksum: 6c7fab4d42501f5b90a6e8f82285c776 (MD5) Previous issue date: 2015-06-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4324/Claudia%20Amelia%20Vargas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfissionais não docentespor
dc.subjectProfuncionáriopor
dc.subjectPolítica de Formação e Valorização Profissionalpor
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectProfessional Non-teaching Staffeng
dc.subjectProfuncionárioeng
dc.subjectTraining Policy and Professional Developmenteng
dc.subjectEducational Public Policieseng
dc.subjectGendereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO E A VALORIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS(AS) SERVIDORES(AS) NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.por
dc.typeDissertaçãopor
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