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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1865
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise Comparativa da Eficácia da Equivalência de Estímulos, Reforçamento Automático e Reforçamento Direto na Aquisição do Nomear em Crianças com Atraso de Linguagem. |
Autor: | Guedes, Renata de Moura |
Primeiro orientador: | Neves, Sônia Maria Mello |
Primeiro membro da banca: | Simonassi, Lorismário Ernesto |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Antônio de Freitas |
Resumo: | O presente estudo realizou uma análise comparativa de três procedimentos diferentes, a Equivalência de Estímulos, o Reforçamento Automático e o Reforçamento Direto com o intuito de investigar a eficácia dos mesmos para a aquisição do nomear. Seis participantes que tinham entre cinco e onze anos com atraso de linguagem moderado participaram do estudo. Foram selecionados nove estímulos para cada participante, sendo três para cada procedimento. Os resultados deste estudo não sugerem que exista uma diferença substancial entre o desempenho dos participantes nos experimentos, assim não se pode afirmar que um experimento seja melhor que outro. Os resultados indicam que a diferença nos repertórios dos participantes é um fator importante para a disparidade dos resultados encontrados neste estudo. |
Abstract: | The present study conducted a comparative analysis of three different procedures, Stimulus Equivalence, Automatic Reinforcement and Direct Reinforcement. Its aim was to investigate the efficacy of these procedures for naming acquisition. Six children who were between five and eleven years old with moderate language delay participated. Nine stimuli were selected for each participant, three for each procedure. Findings do not suggest that there is a substantial difference between the participants´performance in the experiments; therefore one can not affirm that a procedure is better than the other. The results indicate that the difference in the children s repertoire is a relevant factor to understand the disparity of results found in this study. |
Palavras-chave: | Comportamento verbal Nomeação Equivalência de estímulos Reforçamento automático Reforçamento direto e atraso de linguagem Verbal behavior Naming Stimulus equivalence Automatic reinforcement Direct reinforcement and language delay |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Departamento: | Departamento de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | GUEDES, Renata de Moura. Análise comparativa da eficácia da equivalência de estímulos, reforçamento automático e reforçamento direto na aquisição do nomear em crianças com atraso de linguagem. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1865 |
Data de defesa: | 9-Ago-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Renata de Moura Guedes.pdf | 373,4 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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