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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863
Tipo do documento: | Tese |
Título: | História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais |
Autor: | Sá, Geraldo Mateus de |
Primeiro orientador: | Duarte, Aldimar Jacinto |
Primeiro membro da banca: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Segundo membro da banca: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Terceiro membro da banca: | Machado, Maria Margarida |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Ivanilde Apoluceno de |
Resumo: | Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. A pesquisa teve como objeto de estudo e de investigação a história intelectual de Paulo Freire. Para tanto, fez-se uma análise do contexto histórico nacional e regional em que eventos históricos, realidade econômica, política, social e cultural foram considerados incisivos na formação intelectual deste educador. Evidenciaram-se as principais interlocuções e influências que culminaram na constituição de todo o sistema de pensamento freiriano, mediado pelas influências de diferentes segmentos da política, da cultura, da filosofia etc. A problemática que moveu tal análise consistiu no seguinte questionamento: como a noção de liberdade e de ética, peculiar ao constructo teórico da pedagogia da libertação, constitui condição e possibilidade do ser mais no pensamento de Paulo Freire? A fim de responder essa questão, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, condizentes com as diretrizes epistêmico-metodológicas da História dos Intelectuais, mais especificamente do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (1940-). Assim, foi possível concluir que, no constructo teórico de Paulo Freire, tanto a liberdade quanto a ética são condições indissociáveis do ser mais. E, por fim, entendeu-se que tais categorias de análise constituem uma trilogia basilar de todo o sistema filosófico e pedagógico freiriano. |
Abstract: | This work is part of the Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, in the Research Line: Education, Society, and Culture. The study aimed to investigate and explore the intellectual history of Paulo Freire. For this, an analysis was made of the national and regional historical context in which historical events and economic, political, social, and cultural realities were considered decisive in the intellectual formation of this educator. The main connections and influences that culminated in the creation of the entire system of Freire's thought, influenced by different segments of politics, culture, philosophy, etc., were highlighted. The question that inspired this analysis was the following: how does the notion of freedom and ethics, specific to the theory of liberation pedagogy, constitute the condition and possibility of being more in Paulo Freire's thought? To answer this question, we used bibliographic research in primary and secondary sources, consistent with the epistemic-methodological guidelines of the History of Intellectuals, and specifically the linguistic context of Quentin Skinner (1940-). It was possible to conclude that, in Paulo Freire's theoretical construct, both freedom and ethics are inseparable conditions of being more. And, finally, it was understood that these categories of analysis constitute a basic trilogy of the Freirean philosophical and pedagogical system. |
Palavras-chave: | Paulo Freire História intelectual Liberdade/ética/ser mais Intellectual history Freedom/ethics/being more |
Área(s) do CNPq: | Educação Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SÁ, Geraldo Mateus de. História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais. 2022. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863 |
Data de defesa: | 8-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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