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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov |
Título(s) alternativo(s): | The formation of the concept of volume calculation in an activity proposal from the perspective of Davydov's developmental teaching |
Autor: | Ávila, Eloisa Aparecida da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Primeiro membro da banca: | Miranda Júnior, Made |
Segundo membro da banca: | Souto, Leonardo Antonio |
Terceiro membro da banca: | Malaquias, Arianny Grasielly Baião |
Resumo: | Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolares |
Abstract: | Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolares |
Palavras-chave: | Desenvolvimento humano. Ensino-Aprendizagem Formação de conceitos Teoria Histórico-cultural Cálculo de volume Human development Teaching-learning Concept formation Cultural-historical theory Volume calculation |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | ÁVILA, Eloisa Aparecida da Silva. A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. 2022. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941 |
Data de defesa: | 19-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Eloisa Aparecida da Silva Ávila.pdf | Texto Completo | 3,67 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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