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Tipo do documento: Dissertação
Título: Discussões das práticas avaliativas em turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Goiânia e os depoimentos dos docentes sob o olhar das concepções de cunho histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Discussions of assessment practices in ninth-year elementary school classes at a state public school in Goiânia and the testimonies of teachers from the perspective of historical-cultural conceptions
Autor: Oliveira, Vanusa Batista de 
Primeiro orientador: Miranda, Made Junior
Primeiro membro da banca: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Segundo membro da banca: Carvalhaes, Wesley Luis
Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. O tema da pesquisa discute sobre as avaliações internas e externas na percepção dos professores que atuam no 9º ano em uma escola da rede pública estadual de Goiânia, tendo como referência teórica a Teoria Histórico-Cultural (THC). A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa campo na qual aplicamos entrevistas com os professores que atuam nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em um colégio estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela necessidade em dar continuidade com as discussões e reflexões sobre o tema, que se evidenciou no seguinte problema de pesquisa: quais aproximações e distanciamentos podem ser relacionados às práticas avaliativas cotidianas nos diversos componentes curriculares nas turmas de 9º ano? O campo escolhido para amostragem foi uma escola da Rede Estadual de Educação de Goiânia. O objetivo geral deste estudo é investigar sobre aproximações e distanciamentos relacionados às práticas avaliativas cotidianas de professores que atuam nas turmas em uma escola da rede Estadual de Goiânia com os pressupostos da THC. Os objetivos específicos são os seguintes: compreender o que trata os documentos oficiais, leis, resoluções e portarias referentes à avaliação educacional; estabelecer aproximações e distanciamentos a partir de pressupostos sobre a avaliação dos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (THC); analisar os dados coletados na entrevista a partir do estudo evidenciado. A metodologia da pesquisa se estabeleceu a partir do estudo exploratório de revisão bibliográfica, de natureza documental, e da aplicação de entrevista para análise da pesquisa. Foram considerados os fatos históricos utilizados nesta pesquisa e a base histórica que perpassa as lutas e os desafios travados para a melhoria da educação, em busca de qualidade e desenvolvimento de práticas avaliativas consolidadas no decorrer da história, verificada por meio da pesquisa documental. Diante dos resultados, pode-se considerar que compreendendo a proposta da THC e confrontando com o processo avaliativo aplicado na instituição campo, ela sofre interferências dos organismos multilaterais. Na percepção dos professores entrevistados, o que mais ficou acentuado em suas falas foi a falta de autonomia para gerir o processo de avaliação, o qual continua excludente e voltado a ranqueamentos. Desse modo, por mais que os professores tentem inovar suas práticas avaliativas, estão amarrados pelo sistema e precisam cumprir os direcionamentos propostos e impostos pela Secretaria de Educação (SEDUC), no cumprimento de metas. Durante a realização das entrevistas, em campo, notou-se que os professores nem sempre conseguem seguir um planejamento que direcione o trabalho para que os estudantes desenvolvam conceitos científicos, pautando-se em currículo mínimo
Abstract: This dissertation is linked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes of the Graduate Program in Education at PUC Goiás. of the state public network of Goiânia, having as a theoretical reference the Historical-Cultural Theory (THC). The research was carried out through a bibliographical review and a field research in which we applied interviews with teachers who attend the 9th grade classes of Elementary School in a state school in Goiânia. The present study was motivated by the need to continue the discussions and reflections on the subject, which was evidenced in the following research problem: what similarities and differences can be related to the daily evaluation practices in the different curricular components in the 9th grade classes? The field chosen to accept was a school from the State Education Network of Goiânia. The general objective of this study is to investigate approximations and distances related to the daily evaluation practices of teachers who study in classes at a state school in Goiânia with THC budgets. The specific objectives are the following: to understand what the official documents, laws, norms and ordinances referring to educational evaluation are about; establish approximations and distances based on advice on the evaluation of Historical-Cultural Theory (THC) theorists; analyze the data collected in the interview from the evidenced study. The research methodology was established from the exploratory study of bibliographical review, of documental nature, and the application of interview for research analysis. We considered the historical facts used in this research and the historical basis that permeates the struggles and challenges faced for the improvement of education, in search of quality and development of consolidated evaluative practices throughout history, verified through documentary research. In view of the results, it can be considered that understanding the THC proposal and confronting it with the evaluation process applied in the field institution, it suffers interference from multilateral organizations. In the perception of the encouraged teachers, what was most accentuated in their speeches was the lack of autonomy to coordinate the evaluation process, which continues to be exclusionary and focused on rankings. Thus, as much as teachers try to innovate their assessment practices, they are bound by the system and need to comply with the guidelines proposed and imposed by the Department of Education (SEDUC), in meeting goals. During the interviews, in the field, it was noted that teachers are not always able to follow a plan that directs the work so that students develop scientific knowledge, based on the minimum curriculum
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Teoria histórico-cultural
Prática avaliativa
Evaluation of chool learnins
Historical-cultural theory
Evaluative practice
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: OLIVEIRA, Vanusa Batista de. Discussões das práticas avaliativas em turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Goiânia e os depoimentos dos docentes sob o olhar das concepções de cunho histórico-cultural. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4960
Data de defesa: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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