Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/676
Tipo do documento: Tese
Título: Elementos para a educação de pessoas velhas
Título(s) alternativo(s): Elements for the education of older people
Autor: Capuzzo, Denise de Barros 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Osório, Neila Barbosa
Segundo membro da banca: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
Terceiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Quarto membro da banca: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Resumo: Considerando o aumento da perspectiva de vida e o engajamento dos idosos pela busca de seus direitos e as políticas públicas existentes, notei a expressiva demanda na área da educação para essas pessoas, com vistas à universalização do acesso ao saber, consequentemente, à abertura de programas de Universidades Abertas da Terceira Idade. Como uma consequência, surge as perguntas: Quem são os profissionais responsáveis pela educação de idosos? Existe uma formação de educadores específica para pessoas velhas? A partir destas questões, buscamos uma metodologia que favorecesse esta pesquisa. Optei por um estudo qualitativo, composto por pesquisa bibliográfica, análise de documentos, observações e diário de campo e entrevistas. No intuito de apontar elementos que pudessem contribuir com o pensar, questionar e problematizar a educação de pessoas velhas analisei documentos de várias Unatis, procurei investigar, identificar os alunos/as e educadores/as de dois programas de Unatis, procurando discutir sobre os conteúdos, temáticas priorizadas e objetivos destes programas, além da motivação dos alunos/as bem como a dinâmica da prática pedagógica com pessoas velhas. Após a análise dos dados e esforço em estabelecer as conexões, mediações e contradições com a teoria, conclui que os educadores de pessoas velhas devem possuir as competências técnicas, científicas e políticas para o desempenho de suas atividades, portanto, uma formação em gerontologia se faz recomendável. Um aspecto bem marcante na prática educativa com pessoas velhas está a afetividade, tanto no que se refere entre educador/a e aluno/a e entre os alunos/as. A investigação também me mostrou que a troca de experiências de vida que também possuem aspectos afetivos envolvidos é fundamental neste processo de ensino aprendizagem. Outros elementos significativos são: a linguagem do educador/a, o caráter das atividades propostas que devem resultar em benefício imediato e prático e a perspectiva de reforçar e/ou mediar a construção da cidadania e da autonomia. Os dados coletados me permitem afirmar que as pessoas velhas que buscam os programas voltados à terceira idade, não estão em busca somente de adaptação a realidade social, mas sim de serem ativas nesse processo, de intervenção e transformação de suas realidades.
Abstract: Considering the increasing life expectancy and engagement of older people by seeking their rights and existing public policies, I noticed the significant demand in education for these people, aiming at universal access to knowledge, thus opening programs Open Universities of the Third Age. As a consequence, the question arises: Who are the professionals responsible for the education of the elderly? There is a teacher training specific to old people? From these questions, we sought a methodology that would favor this research. I chose a qualitative study, consisting of literature review, document analysis, observations and field diaries and interviews. In order to highlight elements that could contribute to think, question and discuss the education of people of various old documents analyzed UnATIs run, I tried to investigate, identify students / educators and the / the two programs UnATIs run, trying to discuss the contents, prioritized themes and goals of these programs, in addition to student motivation / as well as the dynamics of teaching practice with older people. After data analysis and effort to establish connections, mediations and contradictions with the theory concludes that educators old people must have the technical skills, scientific and policies to carry out its activities, so training in gerontology becomes recommendable. A striking aspect well in educational practice with older people is affection, both in terms between educator / student ae / ae among students / as. The research also showed me that the exchange of life experiences that also have emotional aspects involved in this process is critical teaching and learning. Other significant elements are: the language of the educator / a, the character of the proposed activities that should result in immediate and practical benefit and the prospect of enhancing and / or mediate the construction of citizenship and autonomy. The data collected allow me to say that old people who seek programs aimed at seniors, are not only in search of adaptation to social reality, but to be active in this process, intervention and transformation of their realities.
Palavras-chave: Educação
Gerontologia
Pessoas velhas
Universidade Aberta da Terceira Idade
Prática educativa
Education
Gerontology
Old People, Open University of the Third Age
Educational practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
Citação: CAPUZZO, Denise de Barros. Elements for the education of older people.. 2012. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/676
Data de defesa: 28-Ago-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENISE DE BARROS CAPUZZO.pdf582,31 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.